segunda-feira, 14 de setembro de 2015

yoga em setembro.... mas QUAL YOGA ?!

Vez por outra, pessoas entram em contato com nosso Instituto para experimentarem uma pratica de Yoga. Porem, não sabem que estilo, linha ou especializaçao pretendem fazer.


Assim é que, das muitas linhas de especialidades de Yoga (hatha, krya yoga, karma yoga, bakthi yoga, raja yoga, ashtanga , etc) vou comentar apenas 2. Hatha Yoga que é que ministramos até agora, e depois, Ashtanga Vinyasa, que começaremos em outubro (alias, dias 2, 3 e 4 de outubro temos um workshop de Ashtanga em Holambra pra quem já quiser conhecer e experimentar):


Hatha Yoga tradicional
A prática de Hatha Yoga tradicional tem um ritmo tranqüilo, que é ditado pelos próprios praticantes. A flexibilidade e a redução das tensões é o foco desta modalidade. O intenso trabalho respiratório e o relaxamento consciente auxiliam no combate ao estresse. Esta é uma ótima opção para iniciantes e pessoas com alguma limitação (problemas de coluna, cardiopatias, etc.), embora não possua finalidade de cura, como é o caso da yogaterapia, tem um grande poder terapeutico. As técnicas de relaxamento e meditação também estão presentes, aprimorando o intercâmbio entre corpo, mente e emoções.

Ashtanga Vinyasa Yoga
Este sistema, oriundo do sul da Índia e desenvolvido pelo mestre Sri K. Pattabhi Jois, está baseado em 6 séries de ásanas progressivamente mais exigentes, nas quais cada praticante trabalha em seu próprio ritmo, através de uma técnica chamada vinyasa, que consiste em coordenar respiração e movimento. O Ashtanga Vinyasa Yoga passa por ser o mais exigente, no plano físico, de todos os métodos que se conhecem hoje em dia. Aconselha-se para quem tem um preparo físico razoável antes de começar. Prepare-se para transpirar muito.


VEJA PORQUE VOCE DEVE FAZER UMA BOA PRATICA DE YOGA :
1) para melhorar a qualidade de vida ou combater o estresse
2) para se manter em forma usando um método não convencional
3) buscando um treinamento físico rigoroso, exigente e energético
4) para tratamento terapêutico ou por indicação médica
5) procurando um caminho para o auto-conhecimento e a transcendência


Para encerrar, é preciso frisar que não existe um Yoga superior, mais completo ou melhor que os demais. Cada método se adapta melhor para objetivos diferentes. O melhor Yoga é aquele que funciona BEM para você, que satisfaz suas necessidades e preenche suas expectativas, sejam elas quais forem. É questão de procurar até achar algo que lhe satisfaça. Boas práticas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e seu contato!