sexta-feira, 24 de julho de 2015

yoga EM FORMA.... melhor FORMA, ou boa FORMA......

namaste, nama, namaskaar,

uma de minhas alunas, fisioterapeuta das melhores, estava tirando uma photo pós aula de Yoga para postar no face; até porque, ela posta muitas photos da sua prática de Pilates, entao, intimei-a a postar photos de sua prática de Yoga, também. Ásana escolhido, pose montada, e .... clik clik, cliks.... Alguns dias se passaram e perguntei onde estavam aquelas photos que ainda não tinham sido postadas. Ela me mostrou as tais fotos e disse: "é que eu estava parecendo meio gorda e por isso, não quis postar..."



O que mais vemos nas revistas, jornais, folhetos e outras mídias é pessoas praticando āsanas sendo usadas hoje em dia para vender desde seguros de vida a alimentos, desde carros a viagens. Há de tudo: gente em posturas de meditação, yogis em posturas de equilíbrio, alongamento ou força. Assim comenta o prof. P. Kupfer =


Essas fotos têm um denominador comum: apresentam pessoas esguias, fortes, lindas, e aparentemente de bem com a vida, fazendo com a maior naturalidade aquelas posturas e movimentos que estão muito além do alcance da imensa maioria das pessoas. E, todos, invariavelmente, sorrindo !!! A imagem do Yoga que se projeta através dessas poses intimida muitas pessoas que se sentem acuadas pelo grau de dificuldade das ações ilustradas.


O problema é que o tema não se limita ao mundo da publicidade: esse tipo de imagem é ubíqua também em redes sociais, publicações e blogs supostamente especializados no tema. Ou voce já encontrou nessas mídias fotos de gordas, velhos, tristes/infelizes ?? Nessa esteira, há gente que pensa, legitimanente: “se o Yoga é para pessoas jovens, magras, bonitas, fortes e flexíveis, então não é para mim, pois não me encaixo em nenhuma dessas categorias”.


Sem dúvida, muitas pessoas que eu e voce convidamos para fazer uma aula experimental de yoga já pensaram assim e nem quiseram fazer a tal aula experimental, ou entao, vieram fazer a aula experimentar num grupo inadequado às condiçoes dela. É preciso deixar claro também que a pessoa, dentro da sua faixa etária, peso, medida e condiçoes fisicas e emocionais deve buscar turmas, grupos e horarios mais compativeis. Já tive alunos de idade muito diferente da maioria do grupo, ou peso muito acima do grupo onde estavam que, consequen-temente, não conseguiram acompanhar o ritmo das aulas e nem dos movimentos, respirações e asanas propostos.



Há também aqueles(as) que querem porque querem ficar naquela turma porque ''meu amigo vai naquele horario, meu namorado vai naquela turma, minha esposa faz com aquele grupo entao, eu também vou... Porém, não tem as mesmas condiçoes e possibilidades. Enfim, a questão que queremos levantar é que SIM, existe YOGA para todos. Basta voce procurar um bom professor, expor suas dificuldades e limitaçoes, mostrar-lhe suas necessidades e suas buscas que, ele saberá encaminhar e ''receitar'' o que lhe dá mais certo. Como já dizia minha mestra Maria Helena, 'há yoga para cada pessoa neste mundo e não 1 só igual pra todos, porque todos não são iguais' {depois de pesquisas no Google, não localizei 1 só pessoa obesa, feia, velha ou triste fazendo asanas...}

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e seu contato!