quinta-feira, 30 de julho de 2015

yoga além do corpo ?!

Om namah Shivaya!
Não havia espaço. Não havia direções. Não havia acima nem embaixo. Não havia elementos nem criação. Havia unicamente um oceano infinito. Yoga Vasishtha.



Se voce pensa que apenas o biotipo padrão (magra, forte, flexivel, bonita e feliz) é ainda uma barreira para a prática de Yoga, pois fiquei sabendo , nesse mesmo txt do prof. Pedro Kupfer que, anos atrás {década de 80} o famoso e muito respeito guru Sai Baba não permitia a entrada em seu(s) ashram(s), na India, de pessoas portadoras de HIV. Os interessados em participar das atividades do(s) seu(s) famoso(s) ashram(s) eram barrados se não tivessem exames que forem negativos para AIDS, pois, simples assim: 'os administradores desse Āśram pensam (até hoje) que se você for portador do vírus HIV, a espiritualidade não é para você'. Noutras palavras, praticam a filosofia do “busque outro lugar para morrer e não nos incomode”. Se ele visse hoje em dia essas passeatas LGBTS ficaria de cabelos ainda mais em pé, pois para esse honorável Guru, os gays, lesbicas, trans, etc. não tinham direito de aprender e conhecer os beneficios do yoga por serem impuros e depravados...



É que é muito difícil ilustrarmos como a espiritualidade através do Yoga não tem restriçoes de credo, religião, opçao sexual, raça ou cor. Entao, se parece que apenas os(as) magros(as), esbeltos, fortes e flexiveis têm direito a conhecer e praticar Yoga, como vemos nas fotos facebookianas, pense que os céticos, ortodoxos, carismáticos, evangélicos, protestantes, mulçumanos, islamicos, etc., também seriam excluidos ! Isso porque ainda se pensa que quem pratica Yoga, necessaria-mente, pratica o Hinduismo (a religião); o que é totalmente independente : praticantes de Yoga podem manter, continuar e preservar a sua prática espiritual como preferirem. Pela prática inclusiva do Yoga - para todos os credos, raças, cores, opçao sexual ou social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e seu contato!