domingo, 27 de outubro de 2013

Namastê, namastê, namastê !!!

Muitas pessoas ligam, perguntam, entram em contato pelo site ou email perguntando se a prática de Yoga ajuda na concentração. Sim e Não... Às vezes, acham estranho utilizarmos tanta variedade de exercícios corporais (asanas), respiratórios (pranayamas), relaxamento e meditação para só depois atingir um estado de concentração.

Bem, primeiro, concentração depende muito de cada pessoa, suas necessidades, suas dificuldades, suas tendências e suas particularidades. Mas, segundo alguns estudos e pesquisas, certos aspectos são indispensáveis para se ter um bom nível de concentração :

1) EU ME CONCENTRO MAIS NAQUILO QUE GOSTO MAIS. Assim, é importante colocar gosto naquilo que você vai fazer, e, principalmente, naquilo que você precisa fazer. Se você fizer contrariado, com raiva, empurrado , sem o menor prazer e gosto ficará muito difícil manter-se concentrado. Como não fazemos apenas o que gostamos, seja o que for que fizermos, coloquemos uma pitada de gosto e prazer.
2) CONCENTRAR-SE É ESTAR PRESENTE, CONSCIENTEMENTE PRESENTE NAQUILO EM QUE ESTÁ. Dessa maneira, ao nos colocarmos estudando, precisamos estar 100% mergulhados no assunto a ser aprendido. Ao estarmos executando uma tarefa, precisamos estar 100% nela. Assim, a eficiência será maior, e a realização/assimilação será melhor. Que tal começar esta prática desligando o seu cel enqto executa ou estuda ??? que tal desligar sua net eqto está conversando e tentar ficar 100% presente ??
3) A CONCENTRAÇAO DEPENDE TAMBÉM DE FATORES FISIOLÓGICOS. De fato, segundo pesquisas não tão recentes, a falta de hidratação em nosso corpo é uma das causas da pouca concentração, cansaço, desânimo, etc... Veja só, comece observando seus hábitos diários e cheque se você bebe pelo menos uns 5 ou 6 copos dagua, se come maça ou pera, melão ou melancia todos os dias. Do contrário, a baixa hidratação poderá dificultar, e bastante, suas chances de ter uma melhor concentração.

Bem, mas a pergunta inicial era se YOGA = CONCENTRAÇAO. Se fizermos nossa prática de yoga em acordo com os passos acima sugeridos, SIM, a resposta é que com yoga sua concentração vai melhorar e muito. Namastê.

domingo, 20 de outubro de 2013

hare hare hare boo


Foi bem interessante ter recebido esta semana o exemplar da Folha Equilíbrio de 10 de setembro de 2013 cujo titulo era "O LADO 'B' DA YOGA."



O lançamento do livro Moderna Ciência do Yoga , de William Broad, causou também no Brasil, um certo desconforto entre praticantes, professores e simpatizantes de yoga. Isso porque, segundo o autor, que foi praticante de yoga durante 40 anos , o numero de lesões e problemas articulares e vasculares decorrentes da prática de yoga tem aumentado muito entre o discípulos.



Confesso que, apesar de já saber desse lançamento, fiquei um pouco apreensivo no começo até que li alguns dos trechos iniciais onde diz "HORAS na postura do diamante, ou no vajrasana, pode causar o chamado 'pes caídos do yoga', condição provocada por danos na enervação periférica do ciático causando dificuldades para andar, correr eou subir escadas." OU outra citação de que CENTENAS de repetições da posição do cachorro de cabeça pra baixo, ou adho mukha, ou ''V invertido" pode causar o rompimento do tendão de Aquiles...



Ora, nós que fazemos 1 ou 2 x cada ásana, ou que permanecemos de 10 a 30 segundos, no máximo, em cada ásana, salvo alguma fatalidade, jamais teremos essas lesões... Também pudera, você, que já pratica yoga há um certo tempo comigo consegue se imaginar UMA HORA parado num mesmo ásana ??? ou você que já fez alguns meses de yoga comigo consegue se ver repetindo centenas de vezes o mesmo asana ???



Afinal, tudo que é feito em excesso é prejudicial... Como diz o prof. Anderson Alegro, também vejo muitos vindos da academia de musculação com muitas lesões, muitos vindos do futebol cheios de lesões, outros tantos vindos do tênis de quadra ou do montain bike cheios de probleminhas... Ou seja, fiquei muito tranquilo e sereno pois, depois de quase 20 anos orientando centenas de alunos na pratica de yoga, o índice de possíveis problemas causados não passa de 1%...



Entao, deixo uma máxima que serve pra tudo que formos fazer, não apenas YOGA : FAÇA TUDO NA MEDIDA CERTA. {do jeito certo, com quem sabe ensinar certo, sem competição}Assim, não tem erro.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CUIDADO COM OS HORMONIOS DA YOGA

HARE BOO HARE BOO HARE BOO


De tempos em tempos aparecem algumas matérias ou reportagem sobre escândalos sexuais entre professores de yoga e seus alunos, entre alunos de yoga e entre professores.



Entre algumas das razoes para isso, é importante lembrar que a pratica regular e constante de YOGA leva, segundo pesquisadores da India e da Russia, a um aumento da produção de TESTOSTERONA no sangue, hormônio este responsável pela elevação da libido, do prazer sexual e ao mesmo tempo, a redução de cortisol, que reduz o stress, equilibra a pressão sanguínea, e o açúcar no sangue.



Com isso, algumas pessoas que não tem controle nem domínio sobre seus impulsos sexuais, ou não são bem resolvidos sexualmente, podem descarrilhar para os abusos que se veem nas manchetes.

Muitos abusos entre professores, alunos e professore e alunos de yoga são devidos à incapacidade dessas pessoas em lidar com seus desejos e condicionamentos sexuais.



Por isso 2 aspectos já são previstos no YOGA Pradipiká como solução para estas questões =

I) o COMO relacionar-se com os próprios desejos e,

II) COMO se relacionar emocionalmente com as pessoas.



Se esses tópicos forem bem cuidados, o praticante de YOGA saberá cuidar e administrar seus desejos sexuais, seus impulsos, sua libido e sua necessidade de realização sexual. Também, sabendo se relacionar emocionalmente com as outras pessoas, sejam do sexo oposto ou do mesmo sexo, os praticantes yogis terão o necessário respeito, cuidado, privacidade, e pureza ao manter algum tipo de relacionamento.



Com tudo isso bem cuidado e administrado, VIVA O YOGA !!

domingo, 13 de outubro de 2013

REIKI NIVEL 3
grupo em formação dia 26 de outubro - sábado - das 14h30   às  18h30
investimento =   r$270  a  vista  ou   3 x  de r$ 100
inscrições = tel. 98800-0182