Vamos relembrar agora o que significa estar integrado `a Yoga.
{Pedro Kupfer traz uma reflexao interessante:}
Estar em Yoga significa estar livre de distrações. {e olha que na maioria das vezes as pessoas não conseguem ficar poucos minutos sem se distrair...} Uma mente livre de distrações nos ajuda a nos livrar do medo, da raiva e das outras emoções que poluem a paisagem interior. Ser yogi significa ser mais forte do que suas próprias fraquezas, significa saber dizer não a crenças e condicionamentos.
Yoga é uma arte: a arte da desaprendizagem. Isso mesmo, desaprender ! O yogi não quer aprender nada novo mas, compreender aquilo que já está aí para ser compreendido: o Ser, o Si Mesmo. Quer, também, livrar-se do que está sobrando.
Quer enxergar para além da identificação com os vṛttis, {pensamentos, ideias, conceitos, imagens mentais} que nos impede de enxergar o real. O caminho do Yoga pode ser comparado ao processo que o escultor faz para chegar à obra de arte: com seu cinzel, ele só retira o que está sobrando para que a matéria-prima, seja mármore, madeira, pedra, etc revele a obra de arte que já está potencialmente contida nela.
Esse processo de “tirar o que está sobrando” tem como objetivo neutralizar a identificação com os vṛttis, fundamental para a compreensão de si mesmo. Eu diria que assim, descobriremos a beleza de que falou Sri Prem Baba no txt passado...
====* *======
Depois de vermos um pouco no txt passado sobre o que causa 'flutuações' em nossa mente, segundo Patanjali, os ditos 'wrtis' podem perturbar terrivelmente as pessoas e sim, nós praticantes de yoga. E para extender o comentário apenas sobre 1 deles , a fantasia, gostaria de registrar que, não à toa, essa perturbaçao mental está intimamente ligada à mentira.
E dai ? Ora já que a conhecida mentira ja foi taxada como um dos pecados capitais, de maior importancia e consequencias, vejam como tem muito sentido uma colocaçao e outra : para que nossa mente fantasie, coloque adereços, roupas, calcados e acessorios, temos que ''acrescentar'' algo à verdade. Ou seja, temos que introduzir no que seria a pura verdade, umas pitadas de fantasia, de mentiras.
Por exemplo, volto de férias e meu chefe pergunta como foram minhas férias. ao que respondo que muito bem. Ele me pergunta ou fui viajar, e eu respondo prontamente : NY - Nova Iorque. Entao, ele que já esteve lá varias vezes começa a indagar sobre lugares, restaurantes, shows, museos, etc.... Eu para não ficar ''por baixo'' digo que estive naquele museo, que comi naquele restaurante, que comprei naquela cadeia de lojas, etc. etc. etc.
Ou seja, a cada ''mentira branca'' que eu ia acrescentando e fantasiando, ia também diluindo a verdade = sim, eu tinha ido a NY. Mas o resto, aqueles lugares, comidas, lojas, shows, não tinham feito parte da minha viagem, da minha experiencia, da minha vida, no entanto, uma fantasia aqui outra acola e fui me vestindo de tantas que, no final, já não era a minha viagem, já não era eu quem contava aquilo tudo...
E essas questoes nos rodeiam o tempo todo, nas minimas situaçoes do cotidiano, nos encontros, nas relaçoes, nos trabalhos, e até conosco mesmo. Assim, como e o que vou pensar de mim mesmo se me perco em fantasias mentais e falsas ?? Da proxima vez que se sentir tentado a mentir/fantasiar nos seus pensamentos, pense bem e escolha só a verdade, só a objetivida, só o fato em si. Voce vai ver como essa desintoxicação mental lhe fará bem....
Olá,
Hoje deixo aqui uma receita fácil de pão integral( aprovada!!!) e uma manteiga de azeite. Existem inúmeras receitas "fáceis" pela internet mas difícil mesmo é achar uma que não fique com gosto de fermento ou massa crua!!!
Achei importante colocá-las aqui pois o pão que compramos muitas vezes possui gordura hidrogenada que é o mesmo que gordura trans, apenas por uma questão de legislação a gordura "trans" sai da embalagem, mas continua sendo a mesma coisa.
E a receitinha da manteiga de azeite é para veganos que muitas vezes não sabem o que passar no pão.
O azeite é simples: escolha um recipiente que possa ir ao freezer (fica bacana também em forminha de gelo). Nele, coloque:
azeite (pode ser batido até virar espuma + cremoso)
acrescente temperos: manjericão, orégano, alecrim (o que achar que fica gostoso)
leve ao congelador até obter consistência
O pão integral:
Dissolver 1 tablete de fermento fresco em 1 xícara de água morna, 1 colher de chá de açúcar mascavo e ¼ de xícara de semente de linhaça (aguardar cerca de 10 minutos para a linhaça hidratar).
Acrescentar ¼ xícara de aveia em flocos (incremente com semente de gergelim, girassol, etc a gosto), 2 colheres de sopa de óleo e 1 colher de café de sal.
Incorporar, aos poucos com o auxilio de uma colher de pau, 1 xícara de farinha de trigo integral e 1 xícara de farinha de trigo branca.
Sovar até que desgrude das mãos (caso necessário, coloque um pouco mais de farinha de trigo - metade integral e outra metade da branca)
Colocar essa massa em uma forma previamente untada com óleo e farinha e deixar crescer por cerca de 20 a 30 minutos. Assar em forno médio. (forno preaquecido)
bom apetite!!!
Síndrome do Pânico
Olá pessoal, sei que a ideia de postar quinzenalmente não fluiu como deveria... felizmente ou infelizmente em alguns pontos a vida nem sempre segue o roteiro que preparamos para nós.
Tenho comigo algumas tentativas em formas de rascunho sobre o que estava se passando e que poderia ser bacana compartilharmos.
Mas a história é longa e acredito nunca ter um texto final... Pois ele já mudou muito desde o início e continuará a mudar ao passo em que me abro para novas tentativas, me abro para uma nova lógica para sentir o mundo e o meu universo.
Deixarei aqui um texto breve com algumas dicas que me ajudaram durante a síndrome do pânico.
Passar por essa fase não é nada fácil... NA-DA!
Mas é a oportunidade de olharmos para algo que não queremos ver...
Desaprendemos ou nunca fomos ensinados a olhar para nós mesmos, assim com o passar do tempo e à medida que enfiamos nossas cabeças em obrigações, ignoramos tantos sinais que nos mostram que algo não vai bem com nosso equilíbrio e assim, sabiamente nosso corpo aprende a chamar a nossa atenção.
Tive que encarar meus medos; entender que não temos controle sobre o fluxo da vida; desistir de um ideal como resultado, pensar no hoje; Deparei-me com minha prepotência, com o preconceito com remédios - apesar de saber o malefício do mal uso e do porquê de muita gente tomar a vida inteira - , enfim, foram e são enormes as experiências quando passamos a nos observar.
Mesmo quando a principal parte é a gente que faz, é fundamental ter boas pessoas ao nosso lado, pessoas sensíveis que nos auxiliam nesse momento.
“Fugi” de algumas coisas para aprender com outras... é a assimilação e acomodação que precisamos fazer do novo entre tudo o que temos.
Ganhei um livro que me ajudou muito, claro que com o passar do tempo e da necessidade as práticas indicadas foram ganhando vida própria e se adaptando ao meu ritmo e necessidade. O livro se chama: Yoga para Nervosos, do Hermógenes.
Outro livro, bem bacana para resgatar e compreender algumas coisas do universo feminino e tão importante nesse processo de conhecimento foi: Tenda Vermelha, de Anita Diamant, na biblioteca de Mogi Guaçu é possível encontrá-lo. Nesse processo de observação sobre nós mesmos é importante buscarmos conhecimentos variados e que podem nos auxiliar! Seja num livro ou num bom profissional, o que infelizmente ainda não é custeado pelo nosso sistema ridículo de saúde.
E vale lembrar que terapeuta, psiquiatra, ginecologista não são esses carniceiros que te entopem de exames e remédios. È preciso olhar para “novos” horizontes, digo “novo” porque eles já estão ai há muito tempo, mas foram boicotados pelo sistema neoliberal, pela indústria de remédios. São as ervas dos curandeiros, os mantras, o reike, os passes, a música, a dança, a roda das mulheres, como as antigas tendas vermelhas, o yoga, enfim, algo que não venha pronto dentro de um potinho seguido de uma bula, pois não somos estatísticas!
Como mulher indico a procura por uma ginecologista Ayurveda.
Para finalizar, passo um chá muito eficaz para ansiedade: Valeriana.
Como tomo: coloco uma colher de chá numa xícara de água fervente, abafo por cinco ou dez minutos.
Um grande abraço!!!
O que todo vegetariano deve buscar
o Escolher uma boa variedade de alimentos, preferencialmente integrais, incluindo cereais, leguminosas (feijões), verduras e legumes, frutas, oleaginosas (nozes e castanhas) e sementes. Se for o caso, laticínios e ovos
o Limitar, o máximo possível, alimentos refinados e minimize a ingestão de alimentos muito adoçados, gordurosos e industrializados
o Consumir diariamente uma boa variedade de alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, sempre observando a sazonalidade: é mais barato e mais saboroso, além de serem fontes naturais de fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes
o Incluir alimentos orgânicos (vegetais sem agrotóxicos
o Caso alimentos de origem animal, como laticínios e ovos, sejam usados, preferir as versões mais magras. Queijos e outros laticínios ricos em gordura, assim como ovos, devem ser consumidos com moderação pelo teor de gordura saturada e de colesterol.
o Vegans e vegetarianos ovo-lacto com consumo irregular de ovos e/ou laticínios também devem incluir uma fonte regular de vitamina B12 na dieta, juntamente com uma fonte de vitamina D, caso a exposição ao sol seja limitada
Proteínas: as proteínas são importantíssimas para a construção e manutenção da pele, dos músculos, dos ossos e de muitos outros tecidos, além de entrarem na composição dos hormônios. Elas também atuam como facilitadoras na absorção de alguns minerais, como o zinco. Por isso, são fundamentais! E, ao contrário do que se pensa, as proteínas vegetais são tão completas e de boa qualidade quanto aquelas provenientes dos alimentos de origem animal. Basta fazer as combinações certas, como, por exemplo, o nosso famoso arroz e feijão!
Grãos integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes, ovos e laticínios (quando a opção for pela dieta ovo-lacto-vegetariana) são as principais fontes.
Longe de querer formatar a coluna como algo do tipo: “auto ajuda” - porque nem mesmo eu sei me ajudar em muitos momentos - , surgiu a ideia de fazê-la para conversar sobre o universo feminino, para desabafar, trocar experiências, enfim, para compartilhar sobre tantas coisas que faltam pra gente entender e para ficarmos bem com nós mesmas.
Assim O espaço dessa coluna é um pequeno gesto, uma pequena atitude de quem resolveu procurar e conversar com algumas pessoas que fazem uso de diversos tipos de tratamentos ou práticas que visem a cura ou o bem estar, sejam elas orientais, xamânicas, com ervas medicinais (sim, a vózinha sabe sobre muita cura naquelas plantinhas do quintal!), e que realmente funcionaram e renderam muito mais do que muita consulta feita por médicos tradicionais que estão longe de nos compreender.
Quem aqui não se sente ou já se sentiu completamente incompreendida? E a lista das pessoas que não nos compreendem é grande, não? E fazemos parte dessa lista também! Aliás, se não nos compreendemos como queremos que alguém o faça?
Um caminho que escolhi para ajudar na busca pela compreensão foi o do Yoga, há tempo atrás quando começaram algumas crises pessoais e quando ainda não se falava da Madona e do seu super corpo com a prática. Os hormônios para mim sempre foram um grande problema... crises e mais crises! Principalmente com o uso de contraceptivos sintéticos (etinilestradiol). Era começar a tomar a cartelinha e puf! Saía da casinha! Era crise de choro, de raiva, de vontade de comer a padaria toda! Enfim, os sintomas de uma TPM só que um “leve” agravamento.
Procurei, então, nosso mestre e os efeitos foram incríveis! Claro que muito depois de esquecer a sensação que meu corpo iria quebrar ao meio com algumas posições, e passar a sentir os benefícios que elas me traziam. Obviamente que não é de uma hora para a outra, até mesmo porque esses efeitos de alívio imediato que estamos acostumados fazem parte dos medicamentos que compramos na farmácia!
Uma posição aqui, uma nova postura ali foram aliviando as cólicas (chegava a tomar três comprimidos de dipirona para passar uma cólica), o fluxo menstrual (sério: sensação de estar ferida por um arpão!), a depressão, e assim o yoga foi me ajudando a abrir a mente para sair em busca de novas ferramentas que melhorassem o meu bem estar.
Pois estava cansada de ouvir dos médicos para tomar isso ou aquilo, inclusive antidepressivo sem nenhum acompanhamento com terapeuta, ou ainda ver o sorrisinho na cara do(a) ginecologista alegando que o efeito das pílulas era psicológico.
Se tem algo que o Yoga também nos ensina é ter consciência do nosso corpo, de nossa mente e não podemos ignorar essa consciência para acatar qualquer coisa que um médico diz sem ao menos questioná-lo e perceber se o que ele receita condiz com a realidade do nosso organismo. Pois o que vemos é um discurso padrão e fragmentado e não particular para cada mulher. A Medicina ocidental não está acostumada a perceber os indivíduos de forma integral e como parte integrante de um todo.
“A nossa educação ocidental ensinou-nos a separar, compartimentar, isolar e não a ligar os conhecimentos, levando-nos por isso a conceber a nossa humanidade de maneira insular, fora do cosmos que nos rodeia e da matéria física de que somos constituídos.” (Associação Brasileira de Ayurveda)
Assim caros leitores, abrimos um espaço para irmos em busca do bem estar e saber que ele existe nas mais variadas formas só que precisamos abrir caminho para o novo, e isso não é nada fácil , reconheço, mas é preciso tentar!
Aguardem quinzenalmente novidades e dicas de práticas que proporcionem o bem estar!
Abraços,
nossa REFLEXAO DA SEMANA = = = = = = = = = =
Atmavinigraha
a palavra ATMA se refere a autorreferencia, onde colocamos foco, a mente... e VINIGRAHA designa a possibilidade de manter um comando sobre o pensamento, para evitar que a mente vagueie, se distraia e perca o foco... eh uma capacidade de se manter concentrado a cada momento, e não uma atitude repressiva a mente ou uma atitude obsessiva de controle. Qdo adquirimos ATMA VINIGRAHA temos a maravilhosa capacidade de escolher o que queremos pensar, que pensamentos queremos formatar, que ideias queremos nutrir.
Claro que isso não é nada facil, alias, muito mais dificil do que aqueles asanas que fazemos normalmente nas aulas e precisa de muito mais empenho, esforço, dedicaçao e constancia... Mas, vale muito a pena tentar...
AUM, queridos alunos(as) estamos nos aproximando do tempo de Pascoa !
Pascoa vem da "passagem", passagem de um estado a outro;
passagem dum meio pra outro;
passagem duma vida pra outra.
Passagem da morte (deixar pra tras) para a VIDA (o renascer, recomeçar)
Entao, encontrei essa mini reflexão do mestre Maha Krishna
sobre a felicidade.
Vale a pena ler com os olhos do coração !
P – Se já somos a felicidade, por que a procuramos?
R – A causa de o homem procurar a felicidade é porque ela é um estado natural nele. Como está inconsciente do Ser, ele não a percebe. O desejo de se obter a felicidade é a melhor prova de que esta é uma virtude inerente ao Ser. Se a dor de cabeça fosse natural no homem, ele não tentaria livrar-se dela. É o contrário que acontece, porque o homem conheceu momentos onde não havia dor de cabeça e ele sabe que tais momentos existem. Não há como se adquirir ou conquistar o que é natural, porque ele já é presente. Quando você se conscientizar de sua real natureza, sem esforços, de maneira permanente e feliz, constatará que isso não se contradiz com as atividades normais da vida quotidiana. Uma pessoa, tendo atingido o estado natural de meditação, tem a possibilidade seja de viver completamente isolada do mundo, seja de viver livremente entre os homens, sem que sejam alteradas sua paz e sua felicidade, porque essa é sua verdadeira natureza.
Pascoa vem da "passagem", passagem de um estado a outro;
passagem dum meio pra outro;
passagem duma vida pra outra.
Passagem da morte (deixar pra tras) para a VIDA (o renascer, recomeçar)
Entao, encontrei essa mini reflexão do mestre Maha Krishna
sobre a felicidade.
Vale a pena ler com os olhos do coração !
P – Se já somos a felicidade, por que a procuramos?
R – A causa de o homem procurar a felicidade é porque ela é um estado natural nele. Como está inconsciente do Ser, ele não a percebe. O desejo de se obter a felicidade é a melhor prova de que esta é uma virtude inerente ao Ser. Se a dor de cabeça fosse natural no homem, ele não tentaria livrar-se dela. É o contrário que acontece, porque o homem conheceu momentos onde não havia dor de cabeça e ele sabe que tais momentos existem. Não há como se adquirir ou conquistar o que é natural, porque ele já é presente. Quando você se conscientizar de sua real natureza, sem esforços, de maneira permanente e feliz, constatará que isso não se contradiz com as atividades normais da vida quotidiana. Uma pessoa, tendo atingido o estado natural de meditação, tem a possibilidade seja de viver completamente isolada do mundo, seja de viver livremente entre os homens, sem que sejam alteradas sua paz e sua felicidade, porque essa é sua verdadeira natureza.
__________________________________________________________________________________________
ANANDA, ANANDA, ANANDA
meus caros, saibam que muitas vezes,
mesmo querendo evitar, acabamos por
sucumbir à essa onda do TUDO PELO CORPO =
* um corpo mais bonito, * um corpo mais jovem *
um corpo mais musculoso * um corpo mais agil *
um corpo mais flexível * um corpo mais forte *
E assim, nossas aulas acabam por privilegir esse
que é o veiculo por excelencia. ANNAMAYAKOSHA,
o conduzido, o corpo que leva e realiza.
Temos esquecido o ANNANDAMAYAKOSHA - o corpo
de bem-aventurança ! O corpo que conseguimos
atraves das respiraçoes, das reflexóes, meditaçoes,
concentrações.
Talvez porque muito do que nos atrai ao YOGA, e também
me incluo nessa fatia, são seus múltiplos beneficios. Queremos
apenas sugar e usufruir dos beneficios do yoga.
Entao, que tal repensarmos um pouco essa conduta e
tentarmos um novo modelo de relacionamento com YOGA.
Um relacionamento onde buscamos nosso desenvolvimento,
integral e holistico. Um corpo de qualidades não estéticas,
mas sim, um corpo bem desenvolvido em generosidade,
lealdade, fidelidade, gratidão, devoção, perdão, e amor ??
shanti shanti shanti,
meus queridos, desta vez vou repassar um texto muito bom que
foi postado no portal IG sobre os beneficios da pratica consciente
e equilibrada de Yoga.
Assim, fica mais facil de termos um pouco mais de clareza sobre
os beneficios que temos e às vezes nem percebemos, e tb,
de repassarmos para aqueles nossos amigos que ainda não
sabem e não entenderam o porquê de fazer YOGA.
Boa leitura, e repassem generosamente!
TUDO DE OM
_____________________________________________________________
hari hari hari,
às vezes qdo comento com voces a importancia da disciplina , esforço, presença e
dedicaçao às aulas de yoga, (TAPAS) parece um tanto impositivo e militar.
Entao, resolvi usar uma outra figura de linguagem = o romance.
Quem nunca se apaixonou, ou se encantou por um namoradinho(a) ??!!
Pois é, assim também deve acontecer com nossas prátcias de yoga:
Vejamos -
==== quando estamos nesse clima de apaixonado(a), não vemos a hora
de reencontrar com nosso(a) querido(a). Assim tb deve ser com a gente!
Não vejo a hora de estar na aula de yoga, pensar nisso durante o dia com
alegria e prazer...
= qdo estamos amando, o ser amado(a) só tem qualidades e virtudes;
não vemos nada de errado nem de feio...
Qdo vamos à aula de yoga devemos "VER" todas as boas coisas que teremos
na pratica {respirar melhor, destensionar, relaxar, desacelerar, cuidado}.
Alguns parecem que vão às aulas pensando exatamente no pior = que vai
ser dificil, que vai transpirar, que vai ser picado por insetos, etc... Que que é isso !!!
====== qdo estamos envoltos no clima de romance, TAPAS, o esforço, a
dedicaçao e o empenho são leves como uma pluma - vc ficaria acordado até mais
tarde esperando o telefonema do(a) amado(a), ficaria sem comer horas esperando
pra lanchar juntos, enfim, todo o esforço parece um sopro.......Pois deve ser assim
na pratica do yoga : treinar a respiraçao, a atençao, a concentraçao, a transpiraçao,
deve ser encarado com leveza, sem parecer um sacrificio , um peso...
Com isso, espero vc para nossa proxima aula com muito afair !!!!
Dos presentes de natal.
Vivendo no ocidente parece que o comercio nos pressiona e nos constrange a comprar. Como, você não comprou presente pra sua mãe ???? e o que você vai dar pro seu namorado ?? comprou o que pra seu(s) afilhado(s) ???
Parece que o verbo comprar sempre está presente, sempre conjugado e o pior, no imperativo : COMPRE !
Aí , vejo aquela multidão passeando pelos shopping centers, galerias, etc e nem por isso parecem mais satisfeitos, felizes ou em paz. Pelo contrário, acabam por sentirem-se frustrados, decepcionados; algumas vezes porque não têm direito pra comprar aquilo que queriam , outras vezes porque não acham o que gostariam de comprar, e o pior, depois de tanto esforço e gasto, os presenteados não ficam satisfeitos e nem gratos.
Isso é Natal ??
E aquelas pessoas sorrindo ou cantando músicas alegres e sentimentais ?? Só em filmes e musicais de fim de ano ??? Será que existem mesmo ou são pura obra de ficção....
Então, se não tiver dinheiro pra ‘comprar’ estou fadado a um natal sem graça, sem brilho, sem luzes, sem alegria ?? É isso ?
Se ao invés de tantos troca-troca de presentes, confraternizações de comer e beber buscássemos momentos de verdadeira luz de coração pra coração ?!
É muito mais difícil... melhor comprar...
Sorrir e olhar nos olhos, também é difícil, melhor só dar uma “lembrancinha”...
Um abraço afetuoso, prolongado e cheiroso... bem, melhor algo mais fácil que isso, tipo um brinde com aquelas frases-padrão, e aquelas piadinhas “faz-de-conta-que-é engraçado”
Talvez até em prol da economia e da ecologia pessoal, poderíamos gastar menos em $ e presentear mais com o que temos. Bem, será que temos ?
Todos parecendo tão realizados, donos de si, superiores, que não conseguem dar um olhar meigo, um afago, uma palavra de apoio...
Como toda boa prática, o melhor é ir treinando pouco a pouco, devagarinho, sem pressão : um sorriso aqui; um abraço naquele, um elogio pra ela, um afago pro outro.
___________________________________________________________________________
I - A pessoa que está comigo agora, é exatamente a que deveria estar.
Isso nos remete ao fato que atraimos e nos deixamos atrair pelas
pessoas que entram em nossa sintonia de pensamento, frequencia
de ideias, principios, padrões, e moral.... Entao, se "essa" pessoa está
na sua vida exatamente neste momento, é porque deveria estar, e tem
alguma razão de ser. Ou vc aproveita e acrescenta em sua relaçao ou
percebe que precisa mudar. Mas, não adianta reclamar da tal pessoa !!
II - o que está acontecendo comigo agora, é exatamente o que deveria acontecer.
Aqui temos outra belissima concepçao da supremacia divina e do destino. Não tem aquela
estoria :"ah, se isso não tivesse acontecido comigo, tudo seria diferente".,,,,, ah, se eu não
tivesse perdido o emprego, isso não teria acontecido, ah, se eu não tivesse quebrado a
perna, isso agora seria totalmente diferente...... E assim vai..... Não interessa o 'SE ISSO NÃO TIVESSE
ACONTECIDO COMIGO", interesse que o que está acontecendo comigo agora, é porque
deveria acontecer. Ponto ! O porquê está acontecendo e a razão pra isso, só o tempo e
muitas reflexões poderão nos dizer ou não !
III - se começou agora, é porque agora é o melhor momento pra isso !
Aqui, chegamos numa outra questao importante = o tempo certo !
qual é o tempo certo ?? "ah, se tivesse acontecido qdo eu era jovem....."
ah, se tivesse começado a nadar qdo era criança....... ah, se tivesse tido
tempo pra estudar ingles, hoje ....... Entao, precisamos entender a
essencia do AGORA, é isso que importa.... Se não aconteceu antes,
é porque não era o momento..... se não chegou ainda, é porque
não é a hora... Precisamos parar de procurar culpa nas coisas ou
pessoas. O tempo certo é agora, o melhor é agora. Se deu certo so
agora, Graças a Deus por isso.
IV - se acabou é porque era a hora de acabar.
Simples assim. Entender que TUDO acaba, TUDO termina
tudo que é bom, acaba...... tudo que é ruim, tb acaba.
Entao, se TUDO acaba qdo acaba, de nada nos adianta reclamar
que "estava tão bom, como isso pode terminar ??!!", ah , isso
não podia ter terminado assim.....",, ah, isso terminou justo
agora que eu estava gostando....... ah, não acredito que
terminou bem agora que eu estava tão bem.....
Mas é assim, termina porque termina, e termina
na hora que tinha que terminar. Queiramos ou não,
entendamos ou não. TUDO termina e não sabemos
qdo será. Entao, a liçao do desapego é indispensável.
_______________________________________________________________
CAROS ALUNOS,
O ULTIMO MES DO ANO ESTÁ À NOSSA FRENTE;
VAMOS RENOVANDO NOSSAS REFLEXOES SOBRE
NOSSO TRABALHO COM YOGA.
LEMBRO, DESDE JÁ, QUE DURANTE OS MESES DE
DEZEMBRO E JANEIRO - ABRIREMOS VAGAS PARA
ALUNOS "AVULSOS" ESTAREM CONOSCO.
IDEAL PARA ESTUDANTES E AFINS .
COMO MUITO DE NOSSAS AULAS É PRATICANDO OS 'ÀSANAS'
SELECIONEI ALGUMAS COLOCAÇOES DO mestre IYENGAR sobre os asanas:
" A origem da postura está na mente" {entendeu porque o silencio e a concentraçao são importantes ???}
"Cada postura é como um espelho: deve refletir imediatamente em tua mente o que estás fazendo"
"Alongar, extender cria espaço; o espaço cria liberdade; a liberdade cria precisão e a precisão é Deus".
***{olha só a responsabilidade em nossas práticas - a busca pela melhoria, pela qualidade e pela perfeiçao da prática nos aproxima dA PERFEIÇAO, Deus}
__________________________________________________________________________
SHANTI MEUS CAROS,
JÁ ESTAMOS EM NOVEMBRO E
A PROPOSTA DE YOGA NOS LEMBRA
DA TRANSITORIEDADE DA VIDA.
HOJE, ESTAMOS AQUI, NESTA
SITUAÇAO, NESTA CONDIÇAO,
NESTES RELACIONAMENTOS.
AMANHA, NÃO SABEMOS. E POR ISSO
É BOM NÃO SABERMOS.
PRA LEMBRARMOS QUE TUDO PODE MUDAR.
A QUESTÃO É QUE ALGUNS DE NÓS
SÃO RESISTENTES E DUROS QDO.
O ASSUNTO É MUDANÇA.
O "MEDO" DA MUDANÇA, O MEDO DO DESCONHECIDO,
O MEDO DE TER QUE RECOMEÇAR, O MEDO DE NÃO
FICAR MELHOR DO QUE ESTÁ, ENTAO, PREFIRIMOS
FICAR NO COMO ESTÁ. É NESSAS SITUAÇÕES QUE
AS CRISES E OS INCIDENTES VÊM PRA NOSSO BEM.
PORQUE NOS EMPURRAM PARA O NOVO, PRO
NOVO MUNDO QUE PODEMOS TER.
MESMO QUE SEJA UM POUCO, EXPERIMENTE MUDAR
ALGUMAS COISINHAS NA SUA VIDA COTIDIANA.
E COM PAZ !
SHANTI !
Yvan Arcuri Sinico
_____________________________________________________________
A procura da Paz
Se tem um mal que cada vez mais se aproxima das pessoas é a depressão. Depressão que pode ser cuasada por uma perda, um desastre, um acidente, uma frustração muito grande, ou também por um desiquilibrio químico e orgânico.
Quando pensamos em yoga, lembramos muitas vezes daquela pessoa sentada, parada, de olhos fechados fazendo um zumbido. Bem, não é assim. A prática do Yoga envolve vários aspectos: físicos, emocionais e mentais. É por isso que sua introdução nos hábitos cotidianos pode contribuir em muito para evitar, combater e diminuir os índices de depressão.
Equilibrio Mental
Agora sim, podemos dizer que Yoga ajuda a combater a depressão. Vejamos:
os movimentos e exercícios corporais ativam os músculos, tendões, glândulas e aparelhos, propiciando e liberação de hormônios como a adrenalina e endorfina que estimulam e ao mesmo tempo trazem sensação de bem estar;