hare bow hare bow hare bow
Já passamos por vários assuntos que nos acrescentam para a prática de YOGA =
* contentamento
** disciplina
*** esforço contínuo
**** não violencia
***** autoconhecimento
****** dedicação e devoção
Pois bem, agora quero trazer às nossas prática de YOGA um sentido de sacralização.
O que é isso ?? Bem, isso quer dizer tornar algo aparentemente banal, corriqueiro, mundano e cotidiano em especial, sacro, sacrado, reservado, diferenciado.
Depois do meu retiro com o grupo de Tantra Yoga pude perceber e vivenciar com eles muitos momentos de louvação, com kirtans (canções), mantras e outros, reverencia diante do altar montado com tanto carinho, todos os momentos de joelhos em meditação silenciosa, e a saudações e confraternização com os ''irmaos'' de prática.
Aí lembrei dos encontros em aulas, quando reunidos, muitas vezes a atitude que vejo é de um ''Drive Thru". Os alunos vem ao espaço da aula como que prontos pra pegarem um lanche de alongamentos, relaxamentos, alinhamentos, desestressamentos, respirações, etc e ir embora.
É certo que yoga não é religião mas, dissociar a prática de YOGA da espiritualidade, da sacralidade, da especialidade, da devoção, da irmandade é como refinar o açúcar, refinar a farinha e deixar só o pó, branquinho e sem conteúdo.
Enquanto escrevo ouço na TV um dos personagens do filme dizer : "eu sou um dos 10 únicos do planeta e conseguir fazer esses ásanas. Eu já domino a Yoga, agora preciso de outra coisa"... Eis que penso, ele não entendeu nada. Será que nós entendemos ???
Entao, quando vier para sua prática de YOGA lembre-se não apenas de * contentamento
** disciplina *** esforço contínuo **** não violência ***** autoconhecimento ****** dedicação e devoção mas também de SACRALIDADE, DA DEVOÇÃO E DEDICAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e seu contato!