Na mesma linha de raciocínio do txt passado, vamos entender que, as imagens que vemos da internet, revistas, sites, blogs, etc de pessoas praticando yoga, representam exatamente o oposto da liberdade que o Yoga propõe como meta, já que esse tipo de postura só colabora para alimentar ainda mais a distorção de autoimagem e o excesso de autocrítica na busca do “corpo perfeito”, que seria, segundo esse sofisma imposto, o corpo feliz, diz o prof. Pedro Kupfer.
Assim, a corrida para perder peso, eliminar gordura, ou a contagem obsessiva das calorias em tudo que se come, a busca pela dieta mágica que vai finalmente tornar meu corpo aceitável e a inevitável comparação com os corpos dos demais, só colaboram para eternizar o círculo vicioso.
A discriminação contra qualquer tipo de corpo, contra qualquer forma ou biotipo que não se encaixe no padrão impossível das revistas fitness, outdoors, Pilates, Yoga sobre bem estar e saude, é uma distorção tão feia quanto o racismo, o sexismo ou a xenofobia.
Porém, quanto mais o Yoga se populariza, parece que mais se reforça a identificação das práticas com essa ditadura da imagem do corpo “perfeito”. Assim, e apesar do Brasil ser o país da miscigenação, é raro ver em algumas salas de Yoga, pessoas que não sejam brancas, magras, jovens e elegantes.
Foi numa fala do filósofo Renato Janine Ribeiro no Cafe Filosófico de 26/07/2015 onde ele ilustra bem esse circulo vicioso da ditadura estetica do body shape : "um certo homem, gordo, na faixa dos 40 anos, entrou na livraria dum Shoping e indo ao setor de revistas passou horas folheando revistas de mulheres nuas. Ao final ele passa no caixa levando um revista... de receitas de mousse" . Ou seja, ele gordo, totalmente fora do padrão, sem a menor chance de conquistar uma daquelas magras e lindas modelos (a nao ser que fosse muuuuito rico) resta-lhe apenas olhar as revistas e no final, levar pra casa, não uma daquelas lindas mulheres, mas, receitas de mousse para comer mais, engordar mais e perpetuar sua sina...
A nós cabe tentar minimizar essa cobrança, essa ditadura body shape fitness, e aceitar e acolher os demais padroes, biotipos e condiçoes fisicas e emocionais dos buscadores do YOGA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e seu contato!