Já que estamos comentando sobre desejos, desejos que estao o tempo todo em nossa mente, em nosso coraçao, em nossos pensamentos. E já que desejar é algo que faz parte da natureza do homem, não há como viver sem desejar (algo, alguem ou alguma coisa).
Se vamos desejar, entao, desejemos algo bom; se tempo todo e todos os dias temos desejos, melhor que eles sejam para o bem e para o bom. Mas, e quando os desejos nos pressionam, nos tormentam, nos tornam infelizes ?? O que podemos fazer para reduzir essa ''ditadura'' dos desejos sobre nós ?
Felizmente existe uma técnica para livrar-se do influência que esses desejos têm sobre nós. A técnica consiste em apreciar objetiva e desapegadamente o que se passa em nossa cabecinha, em termos de pensamentos, ideias, desejos, conceitos que incluem o psiquismo humano e todos seus conteúdos.
Olhamos para a pessoa amada, para o horizonte, para o mar, e essas imagens evocam em nós a pessoa satisfeita. Quando temos um momento de plenitude, ele não nasce da pessoa ou do objeto que estiver à nossa frente. Tampouco é o resultado da realização de um desejo. Isso é muito importante : tanto faz ou tanto fez que voce realizou aquele seu desejo de criança, ou aquele desejo de adolescente, ou aquele desejo de juventude... Tanto faz se voce viajou para a Disney ou ficou no quintal da sua tia, tanto fez se foce ganhou uma bike de 12 marchas ou apenas um velotrol..... Hoje, a sua felicidade ou infelicidade não depende dos desejos realizados.
Essa plenitude é revelada. Ela já estava, sempre esteve. Está e estará. Pois ela é o que somos. Somos toda a felicidade que procuramos. As limitações do corpomente pertencem unicamente nele. Não são nossas, no sentido de que o Eu não tem posses de nenhum tipo. O Eu apenas é .
O ensinamento essencial do Yoga é a compreensão de que o ser individual é idêntico ao Ser ilimitado. Essa apreciação nos leva a viver uma vida tranquila, dentro as inevitáveis dificuldades e desafios inerentes a qualquer existência. Como você se sente em relação a isso? Já consegue aceitar que, na ordem maior, há uma razão para tudo? Já consegue compreender que o mundo não existe para satisfazer seus desejos pessoais? Use seu tempo para desejar o bem a qualquer um ; use seu tempo para desejar o bom...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e seu contato!