segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

bem aventurados sejam
felizes e satisfeitos, meus caros alunos(as) e interligados,

Vamos com o tempo e, como não tive tempo no final de semana passado para lhes enviar o texto de reflexão, desta vez vamos
dar continuidade aos principios, valores e padrões eticos para os praticantes de yoga :

= ARJAVAM   -  da raiz "rju" que significa flecha. Assim que relacionada a este objeto, ha que se ter retidão, alinhamentos, ajustamento. Alinhamento e retidão entre o que se fala e o que se faz, entre discurso e obras,  entre palavras e ação. Deve ser a coincidencia entre intençaoes, atitudes, palavras e açoes, para sermos fieis aos valores e fieis a nos mesmos. Quando a retidão está ausente de nossa vida, esta fica sem rumo, sem direcionamento, sem sentido e, normalmente, perdida.

== ACHARYOPASANAM  - está ligado à observancia daquele que ensina e seus ensinamentos. O que faz com que a responsabilidade do professor e facilitador seja ainda maior e mais reforçada, pois é na atitude de observaçao que o aluno, o praticante vai se inspirar e estimular para continuar a fazer, aprender, se esmerar, e se dedicar.  Podemos dizer ainda que é colocar-se a serviço de seu AUTO-CONHECIMENTO.

=== SAUCHA ou SHAUCHAN  - purificaçao, purificar, tornar puro, limpar e consagrar... Vamos considerar 2 aspectos basicos : o interno e o externo.
No interno, tem a questão da limpeza interna do proprio corpo, muito comum na tradiçao hindu e yogue como as lavagens intestinais, estomacais, nasais, dentais, jejuns, etc........ No aspecto externo, com os banhos, as massagens, os oleos, as praticas de yoga, asanas, respiraçoes, banhos de sol, hidrataçao, raspagens , etc, etc... Pí orém, o mais interessante é observarmos o qto eles se preocupam com a limpeza dos niveis mais sutis :
limpeza dos pensamentos atrave´s da meditaçao, evitando pensamentos "sujos" e contaminados como os que a gente recebe normalmente da midia comum, a limpeza da alma através de lindos  e purificantes rituais, devocionais, canticos sagrados e leituras de textos sagrados, evitando que sentimentos ruins e sujos contaminem a vida do SER.

Taí dicas muitos boas e importantes pra nossa pratica de YOGA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e seu contato!