sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
CUIDADO COM AS DISTRAÇÕES ...... elas podem fazer muito mal
Depois de vermos no txt passado as virtudes mais necessarias para nossa sociedade neste momento atual, segundo Sri Prem Baba : honestidade, autorresponsabilidade, dedicaçao, serviço, gentileza e beleza, vamos relembrar agora o que significa estar integrado `a Yoga.
{Pedro Kupfer traz uma reflexao interessante:}
Estar em Yoga significa estar livre de distrações. {e olha que na maioria das vezes as pessoas não conseguem ficar poucos minutos sem se distrair...} Uma mente livre de distrações nos ajuda a nos livrar do medo, da raiva e das outras emoções que poluem a paisagem interior. Ser yogi significa ser mais forte do que suas próprias fraquezas, significa saber dizer não a crenças e condicionamentos.
Yoga é uma arte: a arte da desaprendizagem. Isso mesmo, desaprender ! O yogi não quer aprender nada novo mas, compreender aquilo que já está aí para ser compreendido: o Ser, o Si Mesmo. Quer, também, livrar-se do que está sobrando.
Quer enxergar para além da identificação com os vṛttis, {pensamentos, ideias, conceitos, imagens mentais} que nos impede de enxergar o real. O caminho do Yoga pode ser comparado ao processo que o escultor faz para chegar à obra de arte: com seu cinzel, ele só retira o que está sobrando para que a matéria-prima, seja mármore, madeira, pedra, etc revele a obra de arte que já está potencialmente contida nela.
Esse processo de “tirar o que está sobrando” tem como objetivo neutralizar a identificação com os vṛttis, fundamental para a compreensão de si mesmo. Eu diria que assim, descobriremos a beleza de que falou Sri Prem Baba no txt passado...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e seu contato!