tempos de Páscoa.... tempo de quaresma
Se na cultura e tradição hindu não existe a celebraçao da Pascoa (uma festa/rito judaico cristã)existe sim o sentido de ciclo, de morrer a semente pra germinar o grão... Que imagem mais próxima da nossa celebração do que pensarmos que também a semente morre debaixo da terra, e entao, nasce como planta, como uma nova vida vegetal...
Mas parece que nós não queremos passar por esse processo onde alguma coisa de nós, alguma coisa do nosso jeito de ser, algum hábito, algum vício tem que ''morrer'' para nascer o novo, o saudavel, o curado, e ressuscitado em seu lugar.
Talvez porque a fase do processo do morrer seja angustiante, seja dificil, seja sacrificante, seja um deixar pra trás coisas com as quais estamos habituados, acostumados e apegados. Aí, fica mais facil e confortavel deixarmos como está, irmos levando desse jeito mesmo, esperar mais um pouco, esperar pra ver se ''alguém'' faz alguma coisa.
Assim, como dizia o querido e agora saudoso prof. Hermogenes, vá substituindo um vício do mal por um vício do bem, vá substituindo um hábito mal por um hábito bom... aos poucos, gradualmente, paulatinamente, sem se assustar com a mudança, sem se angustiar com o novo, sem se amedrontar com o que será depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e seu contato!