quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

y o g a de AGRADECER - - - exercicio de gratidao

OM shanti OM

como sempre falo e friso nas aulas de yoga, GRATIDÃO, é um dos pilares da boa prática e do viver bem.
Foi aí que li na Revista Sorriso, a matéria de uma jornalista que teve o desafio de ficar um tempo sozinha e num lugar bem distante. Em meio a solidão, força e disposição de enfrentar um dia-a-dia longe de tudo e todos, a corajosa jornalista Rafa Carvalho assim descreveu :
"uma das formas mais rápidas de se conectar a outras pessoas e ficar mais feliz é demonstrar gratidão. Decidi, diz a jornalista, por o desafio em pratica, e fui direcionada para a próxima tarefa = dizer 'obrigada' sempre que possível. Foi realmente simples e fez uma grande diferença. Comecei a agradecer a todos que me ajudavam de alguma maneira. Desde uma orientação sobre o melhor ônibus para pegar até receber um convite para uma noite de jogos com os amigos, comecei a agradecer sempre com um sorrido no rosto {e não aquele "Obrigado" azedo e por 'educação'}. Nesse gesto encontrei uma forma muito fácil e poderosa de fabricar minha própria felicidade, mesmo nos momentos em que eu estava triste. Mostrar às pessoas que elas fizeram algo importante por mim provocava uma sensação agradável nelas. Ser a responsável por este sensação fez com que eu me sentisse relevante. Eu estava impactando positivamente o dia de alguém..."

Eis aqui uma forma super simples de começar, se voce não ainda não faz o exercicio de gratidão. O que é pior, são aqueles que fazem o exercicio da reclamaçao, resmungação e lamuriaçao...

GRATIDÃO EM AÇÃO !

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

YOGA DE 2 ou 2 NO YOGA

gostei do txt do colega Humberto Meneghin, de Campinas, ao comendar sobre a prática de YOGA em casais. Ele começa citando o caso dos atores Fernanda Lima e o marido Rodrigo Hilbert que aparecem praticando Yoga num programa da GNT. Mas, será que casais que praticam Yoga são mais felizes?

Juntos ou não, a prática de ásanas não só une as pessoas num ambiente onde estão, mas as coloca num estado mais receptivo às boas emoções após um trabalho energético e psicofísico realizado. Há casais que praticam juntos, num mesmo horário, num mesmo lugar, seja pela manhã ou no final de um dia atribulado.

Conseqüentemente, se praticam pela manhã, o dia irá fluir maravilhosamente bem para ambos, em todos os sentidos. Se optam por praticarem à noite, após um dia que foi sufocado, aliviam as tensões do corpo e da mente, evitando que assim as coisas não resolvidas deixem de interferirem no relacionamento. Se a opçao for a aula de manha, o casal ganha em atençao, foco, disposição e mais animo para enfrentar o dia que têm pela frente.

Mesmo que façam sua aula de yoga em horários distintos, mesmo assim, tem boas vantagens.

Meditar juntos após uma prática de ásanas é indispensável, mesmo que por poucos minutos. Se puder ainda estudar as escrituras, melhor ainda. Lembrando que na yoga a pratica é sem competição, sem comparação, sem dominação e sobretudo sem vaidades é MUITO SAUDÁVEL que casais pratiquem yoga.
**{parabens aos casais Toninho & Leo, há varios anos praticando juntos; Vinicius & Gabriela, há uns meses tendo esta experiencia... No cerâmica clube o exemplo mais duradouro de casal fazendo yoga juntos foi foi do Joao & Rita} **

Harih Om!

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

yoga SEM sofrimento

É ... os tempos não andam dos mais otimistas e nem leves.... um clima tenso e pesado no ar toma conta de grande parte das pessoas no planeta. E como AR é um dos elementos principais de nossa pratica de YOGA, resolvi aproveitar essa reflexado da prof. Dany Gonçalves sobre a questao.





"Primeiro, como podemos nos sentir tão separados se estamos todos inspirando e expirando a mesma camada de ar na atmosfera? No mínimo estamos conectados através do ar que respiramos. E já que entrei nessa atmosfera, é justamente a respiração um dos mais poderosos fatores de cura e fonte inesgotável de energia vital que está disponível e acessível a cada um e todos nós! Falando de modo simples, temos uma energia vital, conhecida como prana, que fornece energia para o corpo e mente. Essa energia dá forças aos nossos pensamentos e intenções para que possamos realizar o que desejamos.

Sabendo dessa inesgotável fonte de energia, os antigos yogis desenvolveram uma técnica de exercícios respiratórios chamada pranayama. Há diversos tipos depranayamas e a maior parte deles nos leva a um estado de descanso e energização e nos sentimos realmente integrados aos aprofundar nossa capacidade de respirar.

Imagine o tamanho do benefício para a pessoa que se sente tão separada, começar a compreender e exercitar o estado de unicidade ao qual ela já se encontra. A única coisa que a separa desse estado é a mente que acredita estar separada.

Os benefícios do Yoga vão muito além de simplesmente desenvolver um corpo saudável; {isso sem contar aqueles que, no clube, procuram YOGA apenas pra preencher o tempo vago...} o Yoga é um sistema de cura quântica e ao acessar esse campo potencial, tudo se torna possível!

Começar aprendendo alguns asanas e depois alguns pranayamas já é um bom começo, muito melhor do que procurar um médico em busca de uma pílula milagrosa que solucione todos os nossos medos e problemas. É lindo ver um corpo se transformando, se abrindo e encontrando novas possibilidades e muito mais liberdade para viver. E como corpo e mente estão unidos, todo resultado físico tem um efeito psicológico, emocional e também químico e psíquico. Abrir espaço no corpo equivale a abrir espaço na mente!

O mais incrível de tudo isso é que a cada dia mais e mais pessoas buscam o Yoga sem saber direito o que é, como se faz, pra que serve. Mas a verdade oculta é que estamos todos querendo nos lembrar, querendo despertar dessa dolorida ilusão que nos separa da real felicidade, onde a integração é percebida, o amor é abundante e a felicidade flui."

Namastê

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

novembro azul - sem explodir

Segundo as interessantes observações do mestre Osho
"quando a mente é tranquilizada por algum método ou jeito
voce é o "controlador". De modo que, quando a mente está sob controle
ou tentando ser controlada voce fica tenso, afinal, se relaxar e bobear,
aquilo que está sendo controlado na sua mente pode 'explodir'. Pois voce
escravizando a mente e seus pensamentos e aquilo que está sendo
'escravizado' deseja libertar-se. Assim, sua mente mais cedo ou mais tarde
irá explodir em vingança."

Então, mais uma vez, vale lembrar que repressão não eh bom remédio
e nem se pode viver com tranquilidade uma vida reprimindo pensamentos ...
A técnica deve ser sempre da observação, do distanciamento e do não-julgamento.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

nas férias, YOGA faz bem e ainda tem DESCONTO

a partir deste mes de Novembro/2015
ate o mes de fevereiro (inclusive)
estudantes tem DESCONTO no pacote
YOGA nas férias - de até 50% off.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

primavera na YOGA - multi cor multi som

hare hare hare

Há tempos atrás comentei com voces sobre a multipossibilidades da prática de yoga seja para idosos, jovens, crianças, gordos e obesos, magros e duros, fortes e sedentários.

Gosto de pensar que na Primavera temos muitas possibilidades, muitas oportunidades e muitas novidades chegando... E o elemento surpresa sempre vem acompanhado, da mesma forma que voce quando planta uma nova muda no jardim ou no vaso, espera pela primeira flor... É sempre uma expectativa para ver se o tamanho, a cor, o formato da flor são daquele mesmo jeito que eu imaginei.

Assim, durante esse periodo de Primavera, inda mais com a SUPER LUA cheia chegando, podemos criar um espirito curioso e receptivo diante de novas amizades que podemos fazer com pessoas que antes nem imaginavamos; ou de passear e conhecer lugares pitorescos que só tinhamos visto em revistas ou sites... Ou até mesmo de convidar alguem diferente para um papo ou conversa, o que vai agregar novas cores, novos sabores, novas relações em nossa vida.

Com yoga podemos fazer todos esses procedimentos com as qualidades e virtudes da energia focada, bem dirigida, emanada do Bem para o Bem e com o desprendimento e leveza de quem pratica o desapego e o contentamento em suas aulas de yoga. Não deixando que a ansiedade e a expectativa pelo resultado nos tirem o equilibrio e a harmonia. Apenas lembrando que, se plantamos alfaces não vamos colher rabanetes... Escolha com atençao as sementes que voce planta, e tente não misturar os saquinhos das sementes porque só colhemos o que plantamos..

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

yoga em setembro.... mas QUAL YOGA ?!

Vez por outra, pessoas entram em contato com nosso Instituto para experimentarem uma pratica de Yoga. Porem, não sabem que estilo, linha ou especializaçao pretendem fazer.


Assim é que, das muitas linhas de especialidades de Yoga (hatha, krya yoga, karma yoga, bakthi yoga, raja yoga, ashtanga , etc) vou comentar apenas 2. Hatha Yoga que é que ministramos até agora, e depois, Ashtanga Vinyasa, que começaremos em outubro (alias, dias 2, 3 e 4 de outubro temos um workshop de Ashtanga em Holambra pra quem já quiser conhecer e experimentar):


Hatha Yoga tradicional
A prática de Hatha Yoga tradicional tem um ritmo tranqüilo, que é ditado pelos próprios praticantes. A flexibilidade e a redução das tensões é o foco desta modalidade. O intenso trabalho respiratório e o relaxamento consciente auxiliam no combate ao estresse. Esta é uma ótima opção para iniciantes e pessoas com alguma limitação (problemas de coluna, cardiopatias, etc.), embora não possua finalidade de cura, como é o caso da yogaterapia, tem um grande poder terapeutico. As técnicas de relaxamento e meditação também estão presentes, aprimorando o intercâmbio entre corpo, mente e emoções.

Ashtanga Vinyasa Yoga
Este sistema, oriundo do sul da Índia e desenvolvido pelo mestre Sri K. Pattabhi Jois, está baseado em 6 séries de ásanas progressivamente mais exigentes, nas quais cada praticante trabalha em seu próprio ritmo, através de uma técnica chamada vinyasa, que consiste em coordenar respiração e movimento. O Ashtanga Vinyasa Yoga passa por ser o mais exigente, no plano físico, de todos os métodos que se conhecem hoje em dia. Aconselha-se para quem tem um preparo físico razoável antes de começar. Prepare-se para transpirar muito.


VEJA PORQUE VOCE DEVE FAZER UMA BOA PRATICA DE YOGA :
1) para melhorar a qualidade de vida ou combater o estresse
2) para se manter em forma usando um método não convencional
3) buscando um treinamento físico rigoroso, exigente e energético
4) para tratamento terapêutico ou por indicação médica
5) procurando um caminho para o auto-conhecimento e a transcendência


Para encerrar, é preciso frisar que não existe um Yoga superior, mais completo ou melhor que os demais. Cada método se adapta melhor para objetivos diferentes. O melhor Yoga é aquele que funciona BEM para você, que satisfaz suas necessidades e preenche suas expectativas, sejam elas quais forem. É questão de procurar até achar algo que lhe satisfaça. Boas práticas!


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

NOVO HORARIO & NOVA TURMA de y o g a

a partir de agosto
novo horario e nova turma de YOGA
4a feira das 7h às 8hs
com prof. Yone.
poucos lugares
confirmar presença
pelo tel. 3861-3133

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

yoga em fim de AGOSTO - libertando-se dos DESEJOS

Já que estamos comentando sobre desejos, desejos que estao o tempo todo em nossa mente, em nosso coraçao, em nossos pensamentos. E já que desejar é algo que faz parte da natureza do homem, não há como viver sem desejar (algo, alguem ou alguma coisa).

Se vamos desejar, entao, desejemos algo bom; se tempo todo e todos os dias temos desejos, melhor que eles sejam para o bem e para o bom. Mas, e quando os desejos nos pressionam, nos tormentam, nos tornam infelizes ?? O que podemos fazer para reduzir essa ''ditadura'' dos desejos sobre nós ?

Felizmente existe uma técnica para livrar-se do influência que esses desejos têm sobre nós. A técnica consiste em apreciar objetiva e desapegadamente o que se passa em nossa cabecinha, em termos de pensamentos, ideias, desejos, conceitos que incluem o psiquismo humano e todos seus conteúdos.

Olhamos para a pessoa amada, para o horizonte, para o mar, e essas imagens evocam em nós a pessoa satisfeita. Quando temos um momento de plenitude, ele não nasce da pessoa ou do objeto que estiver à nossa frente. Tampouco é o resultado da realização de um desejo. Isso é muito importante : tanto faz ou tanto fez que voce realizou aquele seu desejo de criança, ou aquele desejo de adolescente, ou aquele desejo de juventude... Tanto faz se voce viajou para a Disney ou ficou no quintal da sua tia, tanto fez se foce ganhou uma bike de 12 marchas ou apenas um velotrol..... Hoje, a sua felicidade ou infelicidade não depende dos desejos realizados.

Essa plenitude é revelada. Ela já estava, sempre esteve. Está e estará. Pois ela é o que somos. Somos toda a felicidade que procuramos. As limitações do corpomente pertencem unicamente nele. Não são nossas, no sentido de que o Eu não tem posses de nenhum tipo. O Eu apenas é .

O ensinamento essencial do Yoga é a compreensão de que o ser individual é idêntico ao Ser ilimitado. Essa apreciação nos leva a viver uma vida tranquila, dentro as inevitáveis dificuldades e desafios inerentes a qualquer existência. Como você se sente em relação a isso? Já consegue aceitar que, na ordem maior, há uma razão para tudo? Já consegue compreender que o mundo não existe para satisfazer seus desejos pessoais? Use seu tempo para desejar o bem a qualquer um ; use seu tempo para desejar o bom...

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

YOGA E OS DESEJOS

Muitas vezes ao nos prestar ao 'temido' exercicio da meditação, percebemos assustados pensamentos e , sobretudo, desejos , que jamais diríamos ter. Voluntariamente, podemos nos privar de algumas coisas. Desejos não satisfeitos podem perder a força com o tempo, mas nem sempre isso acontece. Mas conseguimos nos privar do desejo ?

Desejo manifestado é igual a satisfação ausente ? Desejo satisfeito é desejo concluido ?

O livre arbítrio não consegue controlar os desejos. Reprimí-los é inútil, já que ficam latentes. Por outro lado, não conseguiremos jamais satisfazer todos os nossos desejos. A cada dia, a cada hora, a cada situaçao que passamos desejos coisas, pessoas, desejamos o bem ou desejamos o mal, etc.

Desejos são substituídos por outros desejos num ciclo infindável.

Além do mais, satisfazer desejos não é garantia de felicidade. {essa é a parte do txt do prof. Pedro Kupfer que mais me chamou a atençao} Pode acontecer que trabalhemos para realizar algum objetivo e, uma vez realizado, perceber que não era o que queríamos. Ou entao, desejar comprar algo caro, guardar dinheiro, parcelar, comprometer os recursos de outras coisas, e depois de adquirir aquilo que tanto queriamos comprar, nossa satisfaçao durar pouco mais que algumas horas. Portanto, deixar a felicidade para depois de satisfazer os nossos desejos é um ato suicída.

Como lidar com os desejos, então? Desejar é parte do psiquismo humano. É o que nos define como indivíduos e configura a nossa personalidade. Então, é natural, e deveríamos parar de olhar para o desejo como um problema. Em verdade, é um privilégio poder desejar. É sinal de saúde mental. O problema não e o desejo. O problema é achar que desejar pode trazer felicidade. Entao, talvez o melhor seja DESEJAR A FELICIDADE.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

meditar é preciso !!

Meditação Raja Yoga: Benefícios
Quando se fala em meditação - na linha desenvolvida pelo Raja Yoga - busca-se um entendimento mais profundo do seu “eu”, suas qualidades positivas intrínsecas e o seu valor inato. Com o tempo, com a prática diaria e constante, que mesmo que em pequenas doses, esse entendimento torna-se uma parte natural da consciência do seu dia a dia, influenciando, construtivamente, como você se vê como voce vê o mundo a seu redor e como se relaciona com o seu mundo.
No processo de explorar esses conceitos universais, na privacidade do seu próprio mundo interior durante a meditação, você alcançará uma consciência de primeira mão da interconectividade da família humana e os direitos, papeis e responsabilidades individuais. Isso é algo muito importante para o seu desenvolvimento espiritual e dará a você uma perspectiva renovada sobre valores tais como justiça, liberdade, respeito e amor.
Certamente que nada disso é fácil e nem vem de graça. Mas o processo de construçao não é algo complicado e complexo que pessoas comuns como eu e você não possamos alcançar e desenvolver. Como toda pratica de yoga, algumas coisas são mais faceis pra um e mais dificeis pra outro. Cabe a cada pretendente sua dose de esforço e dedicaçao na busca e perseverança, em prol dos beneficios oferecidos pela meditaçao àqueles que se aproximarem dela...

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

YOGA COM MEU CORPO OU SEM MEU CORPO ?!

Concluindo, só que não, o assunto do YOGA que exclui - inclui - YOGA PARA TODOS,

ainda quero pegar 'carona' naquele txt do prof. Pedro Kupfer que estava me baseando anteriormente...

O corpo como símbolo.

Como é que chegamos a esse ponto? Como é que o Yoga, que sempre foi uma ferramenta para a liberdade, o autoconhecimento e o crescimento interior, acessível a todos, acabou sendo apresentado como uma ferramenta para submissão do corpo humano, inda mais o corpo feminino, ao modelo irreal imposto pela cultura dominante?

Viver é coisa do corpo. O corpo é a realidade orgânica, o palco das experiências onde a vida acontece. Porém, há muito mais guardado nele: o corpo também é uma construção ideal, é a inflexão que nos torna gente, através da qual nos identificamos como humanos dentro dos contextos ambiental, social e familiar.

O corpo é, igualmente, a referência através da qual construímos e projetamos a imagem de quem somos, tanto como indivíduos quanto como raça humana.

Nesse sentido, o símbolo que é o corpo é capaz de construir e transmitir significados e mensagens através da sua forma. Isso, por sua vez dá lugar a costumes, gestos ou formas de conduta padrão, que determinam e condicionam as escolhas dos indivíduos. O pior é que muitas vezes, pensamos que tomamos decisões ou perseguimos desejos usando nosso livre arbítrio, e não nos damos conta de que estamos apenas seguindo condicionamentos impostos, que nada tem a ver conosco ou com a plenitude que somos.

Assim, sempre que nos expomos à imagem daqueles ''sarados'', malhados, ou daquelas magras e esbeltas num āsana complicado sorrindo relaxadamente como quem não faz esforço algum, a mensagem que recebemos é : voce que está me vendo é muito ruim mesmo, pois, pra fazer issozinho ai já acha dificil, fica todo dolorido, faz cara de sofrimento e ainda sua e transpira... Ou seja, isso pode afetar negativamente a nossa autoestima, nossa autoimagem, uma vez que a quando eu pratico nas aulas de yoga não me pareço com aqueles modelos.

Mais uma vez lembro que nem temos espelhos nas salas de yoga para que não olhemos comparativamente nem admirando nem nos decpcionando. Em nossa pratica devemos nos perceber, nos olhar interna e externamente e reconhecermos nossos limites, potencialidades e qualidades. Sempre com AHIMSA [não violencia de qualquer tipo]


quinta-feira, 30 de julho de 2015

yoga além do corpo ?!

Om namah Shivaya!
Não havia espaço. Não havia direções. Não havia acima nem embaixo. Não havia elementos nem criação. Havia unicamente um oceano infinito. Yoga Vasishtha.



Se voce pensa que apenas o biotipo padrão (magra, forte, flexivel, bonita e feliz) é ainda uma barreira para a prática de Yoga, pois fiquei sabendo , nesse mesmo txt do prof. Pedro Kupfer que, anos atrás {década de 80} o famoso e muito respeito guru Sai Baba não permitia a entrada em seu(s) ashram(s), na India, de pessoas portadoras de HIV. Os interessados em participar das atividades do(s) seu(s) famoso(s) ashram(s) eram barrados se não tivessem exames que forem negativos para AIDS, pois, simples assim: 'os administradores desse Āśram pensam (até hoje) que se você for portador do vírus HIV, a espiritualidade não é para você'. Noutras palavras, praticam a filosofia do “busque outro lugar para morrer e não nos incomode”. Se ele visse hoje em dia essas passeatas LGBTS ficaria de cabelos ainda mais em pé, pois para esse honorável Guru, os gays, lesbicas, trans, etc. não tinham direito de aprender e conhecer os beneficios do yoga por serem impuros e depravados...



É que é muito difícil ilustrarmos como a espiritualidade através do Yoga não tem restriçoes de credo, religião, opçao sexual, raça ou cor. Entao, se parece que apenas os(as) magros(as), esbeltos, fortes e flexiveis têm direito a conhecer e praticar Yoga, como vemos nas fotos facebookianas, pense que os céticos, ortodoxos, carismáticos, evangélicos, protestantes, mulçumanos, islamicos, etc., também seriam excluidos ! Isso porque ainda se pensa que quem pratica Yoga, necessaria-mente, pratica o Hinduismo (a religião); o que é totalmente independente : praticantes de Yoga podem manter, continuar e preservar a sua prática espiritual como preferirem. Pela prática inclusiva do Yoga - para todos os credos, raças, cores, opçao sexual ou social.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

yoga e meu CORPO BODY

Na mesma linha de raciocínio do txt passado, vamos entender que, as imagens que vemos da internet, revistas, sites, blogs, etc de pessoas praticando yoga, representam exatamente o oposto da liberdade que o Yoga propõe como meta, já que esse tipo de postura só colabora para alimentar ainda mais a distorção de autoimagem e o excesso de autocrítica na busca do “corpo perfeito”, que seria, segundo esse sofisma imposto, o corpo feliz, diz o prof. Pedro Kupfer.



Assim, a corrida para perder peso, eliminar gordura, ou a contagem obsessiva das calorias em tudo que se come, a busca pela dieta mágica que vai finalmente tornar meu corpo aceitável e a inevitável comparação com os corpos dos demais, só colaboram para eternizar o círculo vicioso.



A discriminação contra qualquer tipo de corpo, contra qualquer forma ou biotipo que não se encaixe no padrão impossível das revistas fitness, outdoors, Pilates, Yoga sobre bem estar e saude, é uma distorção tão feia quanto o racismo, o sexismo ou a xenofobia.



Porém, quanto mais o Yoga se populariza, parece que mais se reforça a identificação das práticas com essa ditadura da imagem do corpo “perfeito”. Assim, e apesar do Brasil ser o país da miscigenação, é raro ver em algumas salas de Yoga, pessoas que não sejam brancas, magras, jovens e elegantes.



Foi numa fala do filósofo Renato Janine Ribeiro no Cafe Filosófico de 26/07/2015 onde ele ilustra bem esse circulo vicioso da ditadura estetica do body shape : "um certo homem, gordo, na faixa dos 40 anos, entrou na livraria dum Shoping e indo ao setor de revistas passou horas folheando revistas de mulheres nuas. Ao final ele passa no caixa levando um revista... de receitas de mousse" . Ou seja, ele gordo, totalmente fora do padrão, sem a menor chance de conquistar uma daquelas magras e lindas modelos (a nao ser que fosse muuuuito rico) resta-lhe apenas olhar as revistas e no final, levar pra casa, não uma daquelas lindas mulheres, mas, receitas de mousse para comer mais, engordar mais e perpetuar sua sina...



A nós cabe tentar minimizar essa cobrança, essa ditadura body shape fitness, e aceitar e acolher os demais padroes, biotipos e condiçoes fisicas e emocionais dos buscadores do YOGA.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

yoga EM FORMA.... melhor FORMA, ou boa FORMA......

namaste, nama, namaskaar,

uma de minhas alunas, fisioterapeuta das melhores, estava tirando uma photo pós aula de Yoga para postar no face; até porque, ela posta muitas photos da sua prática de Pilates, entao, intimei-a a postar photos de sua prática de Yoga, também. Ásana escolhido, pose montada, e .... clik clik, cliks.... Alguns dias se passaram e perguntei onde estavam aquelas photos que ainda não tinham sido postadas. Ela me mostrou as tais fotos e disse: "é que eu estava parecendo meio gorda e por isso, não quis postar..."



O que mais vemos nas revistas, jornais, folhetos e outras mídias é pessoas praticando āsanas sendo usadas hoje em dia para vender desde seguros de vida a alimentos, desde carros a viagens. Há de tudo: gente em posturas de meditação, yogis em posturas de equilíbrio, alongamento ou força. Assim comenta o prof. P. Kupfer =


Essas fotos têm um denominador comum: apresentam pessoas esguias, fortes, lindas, e aparentemente de bem com a vida, fazendo com a maior naturalidade aquelas posturas e movimentos que estão muito além do alcance da imensa maioria das pessoas. E, todos, invariavelmente, sorrindo !!! A imagem do Yoga que se projeta através dessas poses intimida muitas pessoas que se sentem acuadas pelo grau de dificuldade das ações ilustradas.


O problema é que o tema não se limita ao mundo da publicidade: esse tipo de imagem é ubíqua também em redes sociais, publicações e blogs supostamente especializados no tema. Ou voce já encontrou nessas mídias fotos de gordas, velhos, tristes/infelizes ?? Nessa esteira, há gente que pensa, legitimanente: “se o Yoga é para pessoas jovens, magras, bonitas, fortes e flexíveis, então não é para mim, pois não me encaixo em nenhuma dessas categorias”.


Sem dúvida, muitas pessoas que eu e voce convidamos para fazer uma aula experimental de yoga já pensaram assim e nem quiseram fazer a tal aula experimental, ou entao, vieram fazer a aula experimentar num grupo inadequado às condiçoes dela. É preciso deixar claro também que a pessoa, dentro da sua faixa etária, peso, medida e condiçoes fisicas e emocionais deve buscar turmas, grupos e horarios mais compativeis. Já tive alunos de idade muito diferente da maioria do grupo, ou peso muito acima do grupo onde estavam que, consequen-temente, não conseguiram acompanhar o ritmo das aulas e nem dos movimentos, respirações e asanas propostos.



Há também aqueles(as) que querem porque querem ficar naquela turma porque ''meu amigo vai naquele horario, meu namorado vai naquela turma, minha esposa faz com aquele grupo entao, eu também vou... Porém, não tem as mesmas condiçoes e possibilidades. Enfim, a questão que queremos levantar é que SIM, existe YOGA para todos. Basta voce procurar um bom professor, expor suas dificuldades e limitaçoes, mostrar-lhe suas necessidades e suas buscas que, ele saberá encaminhar e ''receitar'' o que lhe dá mais certo. Como já dizia minha mestra Maria Helena, 'há yoga para cada pessoa neste mundo e não 1 só igual pra todos, porque todos não são iguais' {depois de pesquisas no Google, não localizei 1 só pessoa obesa, feia, velha ou triste fazendo asanas...}

segunda-feira, 20 de julho de 2015

fazer YOGA por prazer ou por FELICIDADE ?

Neste pequeno txt que extrai dos muitos do prof. Pedro Kupfer, ele acerta na mosca novamente, ou melhor, ele acerta na moksa - Afinal, vivemos dilemas do ser feliz e viver prazeres. Nem sempre, na dinâmica da vida, o prazeroso coincide com o aquilo traz felicidade. Compreender a diferença entre fazer o que nos dá prazer e o que traz felicidade nos ajuda em muitas questoes da vida.

E, para isso, precisamos primeiro compreender o que é prazer e o que é felicidade.

Este aspecto do ensinamento do Yoga está muito claro na Kaṭha Upaniṣad, num dos mais antigos textos do Yoga, que acontece na forma de um diálogo entre Yamarāja, o Senhor da Morte, e o menino Nachiketas, seu aluno.
No início da instrução (I:2,1-2), Yama diz:
"Felicidade perene é uma coisa. Prazer efêmero, outra.
Com propósitos diferentes, determinam as ações do homem.
Tudo está bem para aquele que escolhe a felicidade perene.
Falha quem escolhe o prazer efêmero.
A felicidade perene e o prazer efêmero fluem em direção ao homem.
Ponderando sobre ambos, o sábio discerne escolhe a felicidade.
Procurando o conforto mundano, o tolo escolhe o prazer."
Desta forma, nossas escolhas, decisões e atitudes ao mesmo tempo que são impulsionadas por esta base, também sao as escolhas, decisões e atitudes que poderão nos trazer mais ou menos a sensação de prazer ou de felicidade. Até desenvolvermos uma plenitude onde tenhamos a certeza e a clareza - não mentais e racionais - de que já somos a felicidade que buscamos. E que a minha felicidade não se apresenta da mesma forma que a felicidade do meu pai, minha mae, meus irmaos, amigos, etc. Meu jeito de SER feliz é próprio e diferenciado.
Agora, o que voce vai escolher pra hoje : algo que dê prazer ou que reforce a felicidade ?

quinta-feira, 16 de julho de 2015

yoga corpo presente corpo atento

As nossas praticas de Yoga vao prosseguindo e mais e mais podemos descobrir coisas surpreendentes neste infindo mundo abarcado pelo YOGA.


As vezes, damos uma ênfase maior aos ásanas, às vezes, damos enfase maior aos pranayamas, e pretendemos dar uma ênfase maior à meditaçao e concentração.


Cada vez mais pesquisas, revistas, hospitais, clinicas e a medicina tracional têm confirmado e se aproveitado dessa fonte de bem estar que é meditar, concentrar e relaxar.


E num dos textos sagrados do Yoga, o Shiva Samhita, capitulo III, verso 39: trata de =
Quando o corpo se aquieta, cessa tambem a turbulencia da consciencia. Aparentemente o yogin está imovel, ausente, mas, interiormente, ele está despertando a maior força existente no ser humano, que se manifesta como energia, expansao da consciencia, megalucidez e bem-aventurança.


"quando o yogin consegue, segundo sua propria vontade, regular o ar e deter a sua respiração (em qualquer momento e durante quanto tempo queira), entao, logrará , sem duvida, o sucesso no kumbhaka; e tendo sucesso no kumbhaka, que coisas não poderá realizar o yogin??"


Entao, aos poucos, vamos aumentando nossas praticas de concentraçao, respiraçao e o controle sobre tudo isso que nos trará o controle sobre todas as outras coisas que muitas vezes nos perturbam, nos encomodam, nos enfraquecem..... à prática !


segunda-feira, 6 de julho de 2015

YOGA SEM VIOLENCIA - - -

shanti shanti shanti

Assistindo um pouco do Fantastico e outros telejornais, percebo que a nao-violencia (ahimsa) deve começar na mente, numa forma de pensar onde não existam pensamentos temperados de violencia. Porque a partir de uma mente violenta, a pessoa vai gerar atitudes, se não agressivas, violentas. E essas atitudes se manifestam na linguagem verbal, na forma como falam de si para os outros, na forma como falam com os outros, na forma como falam dos outros. E a viole...ncia na comunicação não é apenas nas palavras, existem outras formas de comunicação violenta - gestos, movimentos corporais, posturais, tom da voz (dizer um ''com licença'', com aquele tom de voz pode ser mais violento do que dizer um palavrão).

A violencia nao respeita o outro, nao respeita a vez do outro, nao respeita a opiniao do outro, nao espera a sua vez e não se conforma em ter sua opiniao nao aceita, nao aceita sua resposta estar errada, não aceita que o outro(a) faça melhor ou mais bem feito do que si mesmo.

Não basta não dizer palavras asperas, palavras grosseiras, palavras preconceituosas, palavras ríspidas. É preciso dizer a verdade com amabilidade; é preciso dizer sua opiniao, mas com respeito pela do outro. É preciso ser sincero, desde que com educação e gentileza...

Enfim, a ''boca fala do que está cheio o coraçao'', ou como poderíamos acrescentar - a ''boca fala do que está na mente''. Assim, só mantendo uma mente limpa, pura, clara, sempre abastecida de pensamentos pelo bem do proximo, pelo bem à sociedade, pelo bem à comunidade, pelo bem maior. Uma mente cheia de pensamentos egoistas, mesquinhos e preconceituosos inevitavelmente irão gerar violencia. Não permita que sua mente fique assim. Medite e limpe sua mente diariamente ! ahimsa ahimsa !

terça-feira, 30 de junho de 2015

yoga + homeostase - uma aula muito especial

dia 07-07
teremos uma aula muito especial
energia yoga + HOMEOSTASE QUANTICA.
entrada aberta
as 19:30hs
Ceramica Clube - centro - sala de yoga
pedimos 1kg de alimento para doarmos !

segunda-feira, 22 de junho de 2015

dia INTERNACIONAL DO YOGA - gratidao

nama namo namaskar


Como estamos nos baseando no aforismo do prof. Hermogenes - ENTREGO - CONFIO - ACEITO E AGRADEÇO e no txt passado eu trouxe uma reflexão sobre o ''aceito'', neste txt quero enfatizar um pouco sobre o AGRADEÇO.


E o ''agradeço'' tem como base o Dia Internacional do Yoga, marcado para dia 21 de junho proximo passado, pela ONU. Entao, esse foi um momento especial, onde pude por alguns momentos, trazer à lembrança o quanto tenho gratidão por ter conhecido o Yoga. E tudo começou com um momento ''ruim'' de depressão onde fui buscar um caminho que não os medicamentos. Assim, o que era ruim, foi ''bom'' ao me levar a esse desvendar da consciencia.


Gratidão por minha 1a e especial mestra, Maria Helena Carvalho Santana, que me acolheu com os ensinamentos do Yoga e em sua casa, onde passavamos longos periodos conversando, comendo, cantando, projetando aulas e encontros.


Gratidão por tantos alunos, lugares e experiencias que essa missao/jornada/trabalho com Yoga me proporcionou. Lugares , pessoas e experiencias pelas quais eu , certamente, não passaria não fosse ter me disposto a vivenciar/trabalhar com Yoga.


Assim, neste Dia Internacional do Yoga, posso afirmar que fiz minha ENTREGA, e que CONFIEI nos ensinamentos e na minha mestra, ACEITEI os frutos e resultados desse trabalho, e hoje, posso alegremente AGRADECER por tantas bençaos físicas, emocionais, materiais, espirituais, pessoais e profissionais que adveio. Om shanti Om.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

yoga que aceita, yoga que entrega, yoga que acredita...

OM SHIVA OM



Usando como base um dos aforismas mais conhecidos do querido e saudoso prof. Hermogenes

ENTREGO, CONFIO, ACEITO e AGRADEÇO gostaria de tecer poucos comentários a respeito disso.



Vamos nos restringir à nossa pratica e nosso espaço de prática de Yoga - dentro da sala de aula.

Assim, quero acreditar que o aluno que vá para uma pratica de yoga traz consigo a entrega, pois, vai se entregar ao que será proposto pelo professor/instrutor. Vai colocar seu corpo, sua respiraçao, sua atençao à disposição do mestre, portanto, vai ENTREGAR-SE.



E se traz essa atitude, o proximo passo é exatamente o CONFIO, ou seja, eu só vou me entregar se eu confiar, só vou me dispor a fazer aquilo que for proposto na aula de yoga se confiar naquele que está propondo e orientando.



Mas, quando chegamos no ACEITO, parece que algo fica meio enroscado e facilmente rejeitamos os desafios, rejeitamos o fracasso, rejeitamos o estar menos que noutras aulas. Assim, aquela abertura inicial vai se fechando, e com medos e receios acabo não aceitando minha situaçao naquela aula, não aceitando os asanas ensinados, os pranayamas propostos, a reflexao proposta (ah, isso não é pra mim..... costumamos pensar...). Muitas vezes temos em mente que aceitar é uma atitude passiva de resignar-se, de sujeitar-se, de submeter-se. Entao, tente reformular seu conceito para ACEITAR como algo que não posso mudar, algo que não dependeu de mim, algo que está fora do meu controle, portanto, deve ter um sentido além, um sentido maior, um sentido que extrapola minha compreensao no momento... Entao, refazendo o caminho até aqui = se eu entreguei e confiei, tenho que agora, aceitar o resultado disso tudo. Mesmo que seja diferente do que esperava, mesmo que diferente do pretendido, mesmo que estranho às minhas expectativas.



Depois disso, é só agradecer ... agradecer porque entreguei, confiei e aceitei a providencia e a orientaçao do Universo, do Todo, para mim (para o miniverso, para a parte que sou).

segunda-feira, 8 de junho de 2015

yoga em junho - BOM PROS OLHOS

OM SHANTI OM


agora que a umidade vai diminuindo, e a necessidade de ventilador também, voltaremos nossa atençao á pratica dos DRISHTIS. Os famosos exercicios para os olhos, que trazem beneficios para melhorar nossa concentraçao, atençao, foco, estabilizaçao, tranquilizaçao e meditaçao.


Vamos começar pelos 3 DRISHTIS ( Nasikagra, Bhrumadhya, e Bhuchari), e depois, vamos passar pelo Trataka e Ekagrata.


DRISHTIS -
1 - NASIKAGRA = fixar o olhar na ponta do nariz - ativando os musculos oticos e focando a atençao e os pensamentos dispersos
2 - BHRUMADHYA = fixar o olhar entre as sobrancelhas - o ajna chakra - o que expante a intuiçao, percepção, visao e atençao.
3 - BHUCHARI = fixar o olhar no vazio, no nada, no ponto algum ( fazendo da seguinte maneiro = estendemos uma das maos á frente do nariz e olhamos na unha do polegar, depois de alguns segundos, tiramos a mao dali e continuamos olhando para aquele ponto, agora SEM nada).

segunda-feira, 25 de maio de 2015

yoga e as aparencias - parece que é......

hare hare hare OM


A grande maioria das pessoas acredita que neste mundo atual de muitas caras e bocas, cabelos e barbas, mechas e hidrataçao, peles e peelings, o importante é PARECER.


E desde o mito de Narciso, que ao contemplar sua beleza ficou tao encantado por si mesmo que não conseguiu mais deixar-se de olhar naquele espelho d'agua, o espelho e a mídia visual têm sido grandes carrascos de pessoas que são cobrados a todo tempo para parecerem jovens (forever young), pele sem rugas (sem marcas ou sinais de vida, experiencia, decorrencias), cabelos sempre sedosos, brilhantes, hidratados, volumosos, etc.


Nada contra nos arrumar, nos cuidar (da pele, cabelo, barba, unhas, dentes, etc) até porque, quando nos vemos no espelho externo e nos vemos ''bem '' isso nos ajuda e nos deixa mais confiante, mais animados, mais alegres, mais humorados. Porém, quando nos propomos a praticar YOGA, de qualquer linha que seja, nos propomos a enchergar interiormente, olhando pra nosso espelho interno.


E muitas vezes estamos mais ''feios'' e desarrumados por dentro do que por fora. Ao olharmos pra essa ''feiura'' ficamos tão incomodados e desconfortáveis que abandonamos a prática do Yoga (quebramos o espelho) para nao vermos mais nosso interior. Mas, a pratica nos leva e deve nos levar á Moksha - o fim das ilusoes, maquiagens, fantasias que criamos e achamos serem a realidade. Ao nos enxergarmos sem os papeis que desempenhamos todos os dias, vamos nos conhecendo e RE-conhecendo o que de fato somos = essencia pura, perfeita, luz e amor .


Perto disso, o que significa uma etiqueta na roupa, uma unha bem feita, um cabelo bem hidratado ?? Mero complemento, e só...
hare hare hare om

yoga em maio - respirando com Bandhas !

HARE HARE HARE



Ja em pleno outono e com a umidade do ar cada vez mais baixa e a temperatura também, vamos investir um pouco nas tecnicas de pranayamas que não necessitam de muito esforço utilizando os bhandas (pressoes, travas, massageamentos) :
1- mula bhanda (utilizando as contraçoes e estimulações dos órgãos genitais, perineo, ânus e todo assoalho pélvico)
2 - uddyiana bhanda (utilizando os músculos abdominais) para ativar toda a região do plexo solar
3 - jalandara bhanda (utilizando de movimentos da garganta e pescoço) para ativar a regiao do plexo laringeo
4 - jhiva bhanda (utilizando da lingua) para estimular o palato mole e estimular as glandulas pineal e pituitária.


A execução e realizaçao de respirações com o apoio desses massageamentos, travas e pressoes, os BANDHAS, ganha muito em qualidade e resultados, pois facilitam a movimentaçao dos pranas e seus diversos tipos por todo o corpo, para as áreas mais necessitadas e mais carentes de energia.


PRANAYAMAS + BANDHAS = mais plenitude, mais satisfação, mais energia para todo Ser.





segunda-feira, 27 de abril de 2015

FIM DE ABRIL - - - yoga + tibet + terremoto + cura d'alma

A prática do Yoga sempre esteve muito fincada nas suas regiões geográficas da Ásia India e proximidades. Agora, ao sabermos do intenso terremoto ocorrido no Tibet, pelo Everest e circunvizinhanças, me inspirou muito ler algumas reflexoes do medico tibetano: LAMA TULKU LOBSANG RINPOCHE

Segundo a medicina tibetana, qual é a origem das doenças? Nossa ignorância, diz o Lama. Então, perdoe a minha, mas o que entender por ignorância? Lama – Não saber que não sabe. Não ver com clareza. Quando vemos com clareza, não temos que pensar. Quando não vemos claramente, colocamos o pensamento para funcionar. E, quanto mais pensamos, mais ignorantes somos, mais confusão criamos.

Como posso ser menos ignorante? Simples, diz ele : praticando a compaixão. É a maneira mais fácil de reduzir os pensamentos. E o amor. Se amamos alguém de verdade, se não o queremos só para nós, aumentamos a compaixão.

Como médico, em que parte do corpo vê mais problemas? Na coluna, na parte baixa da coluna: as pessoas permanecem sentadas tempo demais na mesma posição. Com isso, se tornam rígidas demais. Temos muitos problemas ?? Acreditamos ter muitos problemas, mas, na realidade, nosso problema é que não os temos. {negrito meu pois foi uma das muitas pérolas ditas pelo Lama neste txt}

O que isso quer dizer?!! Que nos acostumamos a ter nossas necessidades básicas satisfeitas, de modo que qualquer pequena contrariedade nos parece um problema. Então, ativamos a mente e começamos a dar voltas e mais voltas sem conseguir solucioná-la. {como diria na aula, procurando sarna pra se coçar, e depois que começa a coçar, é difícil parar}

Qual seria sua recomendação pra isso entao ? Ora, muito simples também, – "Se o problema tem solução, já não é um problema. Se não tem, também não."

E como lidar com o estresse, esse ''mal do século'' que acomete cada vez mais e mais pessoas pelo mundo ? Para evitá-lo, é melhor estar louco. É uma piada. Mas não tão piada assim. Eu me refiro a ser ou parecer normal por fora e, por dentro, estar completamente inquieto, nervoso, ansioso, preocupado e reutorizado. Entao é melhor evitar o ser normal. [aqui me lembrei do saudoso professor Hermogenes quando dizia que nosso grande mal é a normoze - querer ser, parecer, e se misturar como normais, sendo que cada um de nós é diferente, pensa diferente, age diferentemente, tem historias, familias, relaçoes diferentes.... mas queremos ser e parecer iguais]

Para encerrar este excerto que fiz da entrevista do lama Rinpoche, veja só o que ele nos diz sobre como lida com sua mente e seus pensamentos. Que relação o senhor tem com sua mente? diz o Lama – Sou uma pessoa normal, penso o tempo todo. Mas tenho a mente treinada. Isso quer dizer que não sigo meus pensamentos. Eles vêm, mas não afetam nem minha mente, nem meu coração. { aqui meu ultimo negrito sobre essa pérola negra de sua sabedoria}

terça-feira, 7 de abril de 2015

DANÇA CIRCULAR CERAMICA CLUBE-INSTITUTO ALQHIMIA

nesta QUARTA-FEIRA 8 DE ABRIL
teremos uma roda de Danças Circulares Sagradas
local = Cerâmica Clube
horário = 8hs
entrada franca.
Focalizadora = Claudia Santos

quarta-feira, 1 de abril de 2015

do MORRER e do NASCER - eis a Páscoa !

tempos de Páscoa.... tempo de quaresma
Se na cultura e tradição hindu não existe a celebraçao da Pascoa (uma festa/rito judaico cristã)existe sim o sentido de ciclo, de morrer a semente pra germinar o grão... Que imagem mais próxima da nossa celebração do que pensarmos que também a semente morre debaixo da terra, e entao, nasce como planta, como uma nova vida vegetal...

Mas parece que nós não queremos passar por esse processo onde alguma coisa de nós, alguma coisa do nosso jeito de ser, algum hábito, algum vício tem que ''morrer'' para nascer o novo, o saudavel, o curado, e ressuscitado em seu lugar.

Talvez porque a fase do processo do morrer seja angustiante, seja dificil, seja sacrificante, seja um deixar pra trás coisas com as quais estamos habituados, acostumados e apegados. Aí, fica mais facil e confortavel deixarmos como está, irmos levando desse jeito mesmo, esperar mais um pouco, esperar pra ver se ''alguém'' faz alguma coisa.

Assim, como dizia o querido e agora saudoso prof. Hermogenes, vá substituindo um vício do mal por um vício do bem, vá substituindo um hábito mal por um hábito bom... aos poucos, gradualmente, paulatinamente, sem se assustar com a mudança, sem se angustiar com o novo, sem se amedrontar com o que será depois.

quinta-feira, 12 de março de 2015

yoga : turma avançada ou iniciante ? voce está em qual ?

Depois de um tempo sem nosso contato, achei essa reflexão encaminhada pelo colega Claudio sobre um assunto que normalmente comentamos em aula. Turmas ''avançadas'' e turmas de ''iniciantes'', ou turmas de ''intermediários''..... termos assim que, por vezes, alem do aspecto didático, as vezes por soar pejorativo ou até discriminatório.... Achei bem equilibrada a colocaçao abaixo, por Gilberto Schulz
O QUE É UMA PRÁTICA "AVANÇADA" DE YOGA ?
Desconfio que muitas pessoas responderiam que uma prática avançada é aquela com posturas dificílimas de serem executadas devido a um alto grau de exigência em termos de flexibilidade e força.
Já quem conhece um pouco mais as possibilidades práticas do yoga, se lembrará dos pranayamas, os exercícios realizados por meio da respiração, e talvez imagine que a prática avançada tenha relação também com o tempo de retenção da respiração, seja de pulmões cheios ou vazios.
E se você ainda lembrou da meditação, como avaliaria seu progresso nessa técnica? Será que tem relação com o tempo de permanência de olhos fechados e com as pernas cruzadas?
Não é minha intenção, neste breve texto, esgotar as questões apresentadas. Pretendo apenas fazer dele um convite à reflexão. Deste modo, acredito que podemos desconstruir alguns estereótipos que afastam algumas pessoas da prática de yoga e que também afastam a prática de yoga de sua verdadeira essência.
Para não haver confusão com o uso da palavra “avançada”, é claro que podemos usá-la para nos referir às posturas mais difíceis e aos pranayamas com retenção, de técnicas avançadas visto que elas dependem de toda uma preparação para serem realizadas com segurança e adequação.
Algumas dessas posturas e técnicas respiratórias, inclusive, além de preparação, dependem de aptidão física, nem toda limitação está na mente, como alguns dizem.
No entanto, será que cabe adjetivar de avançada, uma prática como um todo ou um praticante, segundo critérios de força, flexibilidade, fôlego ou pelo tempo que aguenta de pernas cruzadas e olhos fechados? A meu ver, não mesmo.
Não existe essa relação direta e ainda poderíamos, inclusive, pensar numa lógica inversa. Por exemplo: alguém que necessite da dificuldade e da complexidade de uma técnica para conseguir se concentrar na sua realização, terá avançado quando conseguir o mesmo nível de atenção na execução de uma técnica mais simples.
Por outro lado, aspectos simples podem revelar progresso, como por exemplo, a forma de preparar a base das posturas: o ajuste dos pés, a forma de se sentar; a maneira como se eleva ou se estica os braços; o rosto relaxado, uma respiração profunda, tranquila e ritmada; ausência da necessidade de autoafirmação se comparando, se exibindo ou competindo; atenção direcionada para a realização das ações propostas e equanimidade diante dos êxitos e das dificuldades.
Enfim, pode até ser que esses aspectos não sejam tão simples assim, no entanto são realizáveis por qualquer pessoa interessada e comprometida com a prática.
Indo além, considerando as técnicas do yoga como um conjunto de instrumentos auxiliares no caminho do autoconhecimento ou como um meio de obter uma vida relativamente mais plena, fica fácil deduzir que usar o instrumento mais difícil por si só pode não ser tão relevante, quiçá pode até ser desastroso.
Logo, para visualizar e se situar nessa relação entre meios e fins, é fundamental refletir sobre seu objetivo com a prática. Tendo um objetivo, a ideia de avanço assume um sentido mais definido, passa a indicar o progresso ou aproximação em direção a algum ponto e imediatamente deixa de ser uma questão de performance ou de comparação. Então é importante pensar: O que de fato espero e pretendo com o que estou fazendo? Aprofundar essa resposta por si só tem mais a ver com avançar no yoga do que se sentar de pernas cruzadas e olhos fechados por horas.
Nessa altura, apesar de não ser o enfoque do texto, não posso deixar de destacar que a prática de yoga como um todo anda de mãos dadas com um corpo de conhecimento original e único que aponta para o objetivo por de trás de todos os objetivos. E quanto mais forte é esse aperto de mãos, mais aprofundada e ao meu ver, avançada, se torna a prática.
Resumindo, poderíamos então dizer que por um lado, de forma alguma, a capacidade física de uma pessoa determina o nível dela no yoga e pelo outro, que o mais importante é o uso conjugado dos elementos que compõe o yoga de modo abrangente e adequado a nossa constituição psicofísica, ao nosso momento e atividades que desempenhamos e tendo como norte o aprofundamento da visão do nosso objetivo.
Por fim, diria ainda que o que determina se a prática de yoga é ou não avançada não é somente o professor ou a aula proposta. O professor, é claro, deve estar preparado para planejar aulas de todos os tipos, que satisfaçam tanto iniciantes quanto pessoas com anos de prática. Mas, independente da aula proposta, mesmo realizando técnicas mais fáceis, um praticante qualificado faz com que ela seja, para ele, avançada. E um dos grandes segredos para se chegar nesse nível é saber assumir e conservar, diante das aulas e da vida, uma atitude de aprendiz.
Harih Om



sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

da crise hídrica à proliferação da dengue

tudo bem que a maioria das pessoas sofreu e ainda sofre muito por conta da nossa crise hídrica... Sao milhares de pessoas que nunca haviam experimentado a falta dagua em suas torneiras, tanques, maquinas de lavar roupa, chuveiros, etc e, agora, estão tendo o dessabor de provar na propria pele, e pele seca, o que a falta de planejamento, a falta de um educaçao pelo meio ambiente, a falta de uma falta de conscientizaçao de crianças, jovens e adultos de que um bem indispensável como água tem que ser melhor tratado, melhor cuidado, melhor discutido, melhor orientado.

Mas como tudo nessa Terra VAronil, deixamos que a tragedia aconteça pra depois vermos o que fazer, se é que vamos mesmo fazer... Voce se lembra dos desmoronamentos no Rio de Janeiro, Petropolis, Teresopolis, etc ?? Pois entao, vá lá ver o que foi feito, o que foi resolvido, o que foi saneado..... Mas, muito dinheiro já foi gasto, isso foi !

Com a água, primeiro toda industria ao inves de aproveitar a água das chuvas, a agua do reuso, não, utiliza, na maioria das vezes, a agua tratada, cara, trabalhosa e de alto custo ambiental e economico... Talvez agora, com toda essa falta e essa escacez comecem a mudar um pouco os rumos de seu consumo hidrico.

Pois, pouco resulta do perrengue que os consumidores tem que fazer na hora de escovar os dentes fechando a torneira, na hora do banho, fechando a torneira, na hora de lavar roupa aproveitando a agua da maquina de lavar, na hora de lavar pratos e panelas, fechando mais a torneira, se os ''gatos'' de agua continuam rolando solto pelos assentamentos, favelas e periferias ao léu das autoridades... Se vazamentos continuam a pipocar por ai, até que os órgaos competentes resolvam consertar e arrumar...

E quando chove, essa agua vai-se embora, e o que dela acaba ficando, transforma-se em criadouro do mosquito da dengue, que acaba por causar ainda mais perrengues e sofrimentos à populaçao, que antes sem agua, agora, sem estrutura de saude publica !

DAS 10 BOBAGENS de pensar, repensar, e despensar...

Harih Om!
Todas as coisas se revelam pelo conhecimento do Ser. O Ser se revela por todas as coisas. Deve-se meditar sobre o conhecedor e o conhecido como sendo um só. Vijñanabhairava.

Como as sincronicidades cooperam para o fluxo maior, depois dos txt que comentamos e refletimos (sobre os writs - flutuações mentais, formas de pensamento), eis que uma aluna, conversando com sua psicologa recebeu a indicaçao para ler o livro "As 10 bobagens mais comuns que as pessoas inteligentes cometem", de A.Freeman e Rose Dewolf.

Dê só uma olhada nos item elencados no livro, que pretendo comentar um pouco, enquanto o livro estiver nas minhas maos, pelo menos....

1 - Catastrofismo = pensar sempre que o pior pode acontecer
2 - Telepatia = advinhar o pensamentos do outro (acho que ...)
3 - Mania de perseguição = aposto que estão falando de mim...
4 - Acreditar no que os outros/outras dizem e comentam
5 - levar as criticas mais a sério do que é preciso
6 - Síndrome de perfeccionista
7 - mania de comparação (ah, o meu não ficou tão bom quanto o dele...)
8 - pensamento de indecisões = "e se...... e se..... e se....."
9 - pensamento = "tem que..." "deve ser.... preciso....."
10-o pensamento viciado do: "Sim, mas..."

Com calma vamos falando e expandindo um pouco de cada um desses itens... É fundamental conhece-los, saber que existem, que a maioria das pessoas sofre desses males, sendo que algumas pessoas sofrem apenas com 2 ou 3 deles, mas muita gente sofre com 7 ou 8 deles.... Cada um cada um... importante é conhecer, identificar e buscar as soluções pra isso..... HARIH OM

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

quando PENSAR MENOS é PENSAR MELHOR

depois dos textos anteriores, recebemos com pura sincronicidade, o link abaixo com uma palestra do conhecido Kenn O'donell exatamente sobre este assunto : PENSAR MENOS, PENSAR MELHOR. Prepare o fone de ouvido e ouça várias vezes essa fala que tem muito a acrescentar.

http://www.brahmakumaris.org/brazil/eventos_especiais/palestras/pensarmenospensarmelhor?set_language=pt

CUIDADO COM AS DISTRAÇÕES ...... elas podem fazer muito mal


Depois de vermos no txt passado as virtudes mais necessarias para nossa sociedade neste momento atual, segundo Sri Prem Baba : honestidade, autorresponsabilidade, dedicaçao, serviço, gentileza e beleza, vamos relembrar agora o que significa estar integrado `a Yoga.
{Pedro Kupfer traz uma reflexao interessante:}
Estar em Yoga significa estar livre de distrações. {e olha que na maioria das vezes as pessoas não conseguem ficar poucos minutos sem se distrair...} Uma mente livre de distrações nos ajuda a nos livrar do medo, da raiva e das outras emoções que poluem a paisagem interior. Ser yogi significa ser mais forte do que suas próprias fraquezas, significa saber dizer não a crenças e condicionamentos.
Yoga é uma arte: a arte da desaprendizagem. Isso mesmo, desaprender ! O yogi não quer aprender nada novo mas, compreender aquilo que já está aí para ser compreendido: o Ser, o Si Mesmo. Quer, também, livrar-se do que está sobrando.
Quer enxergar para além da identificação com os vṛttis, {pensamentos, ideias, conceitos, imagens mentais} que nos impede de enxergar o real. O caminho do Yoga pode ser comparado ao processo que o escultor faz para chegar à obra de arte: com seu cinzel, ele só retira o que está sobrando para que a matéria-prima, seja mármore, madeira, pedra, etc revele a obra de arte que já está potencialmente contida nela.
Esse processo de “tirar o que está sobrando” tem como objetivo neutralizar a identificação com os vṛttis, fundamental para a compreensão de si mesmo. Eu diria que assim, descobriremos a beleza de que falou Sri Prem Baba no txt passado...

ano novo MOTIVOS NOVOS



COMEÇAR O ANO COM BONS PRINCIPIOS, não faz mal a ninguem !! é melhor do que canja de galinha......... * HONESTIDADE (em falta no mercado - será que a falta de ética e de integridade está sempre lá fora ??? Sou honesto e integro na hora de assumir minha culpa, minha obrigaçao não feita ???) * AUTORRESPONSABILIDADE (chega de jogar a culpa nos outros, afinal, também eu deixo de fazer e de ser protagonista em muitas ocasiões só pra jogar a culpa no(s) outro(s) depois...) * DEDICAÇÃO (todo mundo quer pra ontem e quer pronto... perdeu-se o entendimento de que as coisas precisam ser construidas, plantadas, cultivadas, regadas, e queremos a flor pronta e bonita no vaso, não cuidar desde a semente.... queremos a amizade pronta do 'face' e não aquela cultivada nos olhos do amigo...) * SERVIÇO (todo mundo quer ser servido e nem dar gorjeta quer, imagine servir os outros...com essa sociedade do ter $$ resolve tudo, achamos que é soh comprar e pagar e todo mundo está aí pra nos servir...) * GENTILEZA (já dizia o ''profeta gentileza'' no RJ, que gentileza gera gentileza, e dá só uma olhadinha nesse transito...e nas filas do banco ou do supermercado.... voce tem visto gestos de gentileza ali ??) * BELEZA (não essa síndrome da estética perfeita, do corpo ideal, do forever young, uma beleza de caráter e intençoes, que falta tem feito...a midia so mostra a ''feiura'' dos assaltos, sequestros, explosoes, assassinatos, latrocínios, etc... cadê o lado belo ??) Eu aposto na revoluçao do BEM...... na revoluçao do BOM e na força da Luz......


http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/t/programas/v/mestre-espiritual-prem-baba-fala-dos-seis-valores-principais-na-vida-das-pessoas/3865977/

TAI CHI CHUAN com novas turmas e novo mestre

COMEÇAMOS DIA 02 DE MARÇO DE 2015 - 2a feira
a nova turma de tai chi chuan as 18h30
com mestre Marcos e sua equipe. {turma aos sábados - às 8hs - increva-se}